Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2003 - 19h24

Apenas dois conseguem índice para o Pan no GP Brasil de atletismo

ADALBERTO LEITER FILHO
da Folha de S.Paulo

Apenas dois atletas conseguiram neste domingo, no GP Brasil, o índice para disputar o Pan-Americano de Santo Domingo (República Dominicana), que será em agosto.

A competição, realizada neste domingo, no estádio Olímpico, em Belém (PA), teve um público de 41.215, novo recorde do evento. No ano passado, 40.123 espectadores assistiram ao GP Brasil, que também foi na capital paraense.

O primeiro atleta a obter índice para o Pan-Americano hoje foi Jessé Farias de Lima, que terminou em segundo lugar no salto em altura, com a marca de 2,25 m.

O campeão da prova foi o jamaicano Germaine Mason, que saltou 2,31 m e conseguiu hoje a melhor marca deste ano.

"Queria ter feito um salto mais alto, mas garantir o índice já foi muito bom", festejou Jessé.

A outra brasileira classificada foi Lucimar Teodoro, que fez o tempo de 56s21 nos 400 m com barreiras. A atleta, porém, ficou em quarto e nem subiu ao pódio.

"A Lucimar vem crescendo nos últimos meses. Obter o índice era uma questão de tempo", analisou o técnico Jayme Netto.

A vencedora foi a norte-americana Sandra Glover, segunda colocada do ranking mundial. Outra brasileira, Perla Regina dos Santos, também superou o índice do Pan nesta prova (56s18) e ganhou o bronze. Mas Perla já havia feito a marca para Santo Domingo.

Principal competição do atletismo no país, o GP serviu para mostrar a boa fase vivida por alguns atletas, já classificados, como Perla, que voltaram a fazer o índice.

Esse foi o caso de Maurren Maggi, primeira brasileira medalhista em Mundiais, que venceu o salto em distância com a marca de 6,80 m. Ela ganhou a medalha de bronze no Mundial indoor de Birmingham (Inglaterra), em março.

O esperado duelo com Tatyana Ter-Mesrobian, dona do segundo melhor salto do ano passado (7,06 m), não aconteceu. A russa saltou apenas 6,50 m em sua primeira tentativa e ficou com o bronze.

No salto triplo, Jadel Gregório marcou 16,89 m, superou novamente o índice para o Pan e ficou com a medalha de ouro. Ele bateu, por um centímetro, o cubano Francis Betanzos. Kenta Bell (EUA), vencedor do GP Brasil-2002, ficou com o bronze.

Outra a superar novamente a marca para Santo Domingo foi Elisângela Adriano, que ficou em terceiro lugar no arremesso de peso, com um tiro de 18,06 m.

A vencedora da prova foi a cubana Yumisleydi Cumbá, que está em quinto lugar no ranking mundial. Cumbá arremessou 18,44 m.

Além deles, dois atletas ficaram próximos do índice estabelecido pela CBAt para o Pan. O velocista Cláudio Roberto de Souza, que chegou em terceiro nos 200 m, ficou a um centésimo da marca, ao obter o tempo de 20s60.

Dominic Demeritte, das Bahamas, conquistou o ouro nessa prova, com o jamaicano Ricardo Williams chegando em segundo.

Nos 100 m com barreiras, Maila Machado ficou em segundo lugar, com o tempo de 13s11 -ficou a dois centésimos de garantir vaga no Pan-Americano. A jamaicana Lacena Golding-Clarke, sétima do ranking da Iaaf, ganhou o ouro, com o tempo de 13s01.

Os atletas do país têm até o Troféu Brasil, que será disputado de 12 a 15 de junho, em São Paulo para conseguir índice para o Pan -classificam-se no máximo dois competidores para cada prova.

Até agora, somente oito conseguiram as marcas estipuladas pela CBAt -outros dois serão conhecidos após a Maratona de São Paulo, no próximo domingo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página