Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2003 - 11h38

Guga é eliminado na estréia do Masters Series de Roma

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

O tenista brasileiro Gustavo Kuerten foi eliminado nesta terça-feira na estréia do Masters Series de Roma, na Itália, e segue com pífio desempenho em seu piso favorito _o saibro.

Campeão do Masters Series italiano em 1999 e vice em 2000 e 2001, Guga foi derrotado pelo argentino Gastón Gaudio por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 2/6 e 6/4.

O tenista brasileiro, número 15 do ranking de entradas e sétimo na Corrida dos Campeões, não conquista um título no saibro desde julho de 2001, quando foi campeão do Torneio de Stuttgart.

O fraco desempenho de Guga no saibro começou desde que se submeteu à cirurgia no quadril em fevereiro de 2002. No período pós-cirurgia, o brasileiro não alcançou nenhuma final em seu piso predileto.

Em contrapartida, o tenista número um do país vem apresentando melhor desempenho nas quadras rápidas. Depois da operação, Guga chegou a três finais em quadra rápida _venceu duas: Costa do Sauípe e Auckland.

Ele também alcançou nesse período sua primeira final no carpete, piso que tem seu pior desempenho na carreira. Ele foi finalista em Lyon, em julho de 2002, quando perdeu para o francês Paul-Henri Mathieu.

Após a operação, o número nove da Corrida dos Campeões disputou 22 torneios, sendo dez em quadra rápida, dez no saibro e dois no carpete, e possui melhor aproveitamento no piso que nunca foi sua "praia".

No cimento, Guga venceu 21 jogos e perdeu oito, ou aproveitamento de 72,4%, contra 65,5% no saibro (19 vitórias e dez derrotas). No carpete, ele tem eficiência de 62,5% (cinco triunfos em oito jogos).

Os atuais números são bem diferentes do desempenho anterior à cirurgia. No saibro, ele havia disputado 180 partidas (135 vitórias e 45 derrotas), com um aproveitamento de 75%.

Na quadra rápida, entanto, a performance era inferior: 104 triunfos em 163 partidas _ 63,8%. O mesmo acorre no carpete, onde tinha mais derrotas. Antes da operação, havia perdido 16 em 31 jogos (48,3%).

Especial
  • Confira notícias, chaves e resultados de torneios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página