Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2009 - 09h06

Após meta cumprida, Corinthians se reinventa e muda de cara

Publicidade

PAULO GALDIERI
da Folha de S.Paulo

Meta atingida, vida nova. O Corinthians tem levado isso como seu lema no Brasileiro, depois de ter vencido a Copa do Brasil, quando passou a dispensar atenção exclusiva ao campeonato nacional.

De um elenco equilibrado, com produção de gols contida, tanto na defesa como no ataque, a equipe de Mano Menezes, que neste domingo enfrenta o Cruzeiro no Mineirão, passou a fazer de suas partidas um passeio de montanha-russa.

As médias de gols pró e contra por jogo explodiram. Nos oito primeiros compromissos pelo Nacional, isto é, durante o tempo em que ainda disputava a Copa do Brasil, o Corinthians fazia um gol por jogo e levava 0,87 a cada confronto.

Nas três partidas que realizou após o tricampeonato no mata-mata nacional, os gols sofridos passaram para 2,67 por duelo, assim como os gols marcados -u-m aumento de 167% no caso da marca ofensiva e de 206% na estatística defensiva.

"Treinador gosta de ver muitos gols, mas não gosta que seu time leve muitos gols", afirmou Mano Menezes, a respeito da atual fase corintiana.

Para o técnico, o momento é um reflexo da conquista da Copa do Brasil. Como o torneio foi explicitamente colocado como prioridade na temporada, Mano avalia como natural um relaxamento na maneira como seus jogadores têm atuado.

"Acho que agora é o momento de sofrermos um pouquinho com isso", afirma Mano.

Mas a tendência para time sofredor, apontada pelo técnico, não parece agradar muito aos seus comandados.

"É melhor parar de sofrer um pouco. Ninguém aguenta tanto sofrimento. A gente faz os gols e dá uma relaxada. São todos os jogos assim", afirma Cristian, que terá o retorno de seu companheiro de meio-campo, o volante Elias, que contra o Sport cumpriu suspensão.

O que mais tem incomodado os corintianos é o fato de a equipe conseguir fazer bons primeiros tempos mas, depois, cair vertiginosamente de produção. Isso aconteceu nos últimos dois jogos em casa.

Contra o Fluminense, abriu 3 a 0, mas permitiu que o rival fizesse dois gols e encostasse no placar. Só saiu do sufoco, em uma partida que parecia resolvida, após Ronaldo marcar 4 a 2, nos minutos finais do duelo.

Contra o Sport, após a vantagem de 3 a 1, o Corinthians permitiu o 3 a 3. Novamente foi salvo por um lance isolado, o gol do volante Moradei, aos 34min do segundo tempo.

"Acho que estamos muito acostumados a jogar disputas de mata-mata. Temos que deixar isso de lado, pois no Brasileiro não serve", já disse Mano.

CRUZEIRO
Fábio; Jonathan, Neguette, Vinícius e Sorín; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Athirson; Wellington Paulista e Kléber.
Técnico: Adilson Batista

CORINTHIANS
Felipe; Diogo, Chicão, Diego e André Santos; Cristian, Jucilei e Elias; Jorge Henrique, Ronaldo e Morais.
Técnico: Mano Menezes

Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 16h

Comentários dos leitores
Zeferino ! (31) 02/02/2010 15h23
Zeferino ! (31) 02/02/2010 15h23
hHIHIHIHIHIHIHI
Vc é mesmo um comediante sr. Gilberto Forzan, de verdade! Seus comentarios são dginos de textos da revistsa MAD, tá ligado?
huahuahuahau
Não percebes que pouco nos importa seu 6-3-3-4-5-6-4-5-6 e sei lá das quantas??????? Quando um torcedor ama um time, ele ama aquele time e acabou, que é o sr. pra dizer que ele está errado?? Sou morador da cidade de Campinas... Cidade do time da Ponte Prte conhece??? Pois bem, conheço torcedores que são apaixonados por esse time, que dizem que ele ´o melhor do mundo... e ponte tem + de 100 ano e NUNCA ganhou um titulo sequer na vida.. oia só pro senhor ver... torcedor que é torcedor é assim mesmo, tá entendo... os chamados ANTI-CORINTHIANO como o sr... NÃO PASSAM DE TORCEDOR DE MEIA -TIGELA, pois ficam se duendo com os amores dos outros, qunado devceriam na verdade era se perocupar em exaltar o time pra que torcem... enfim...esse tipo de coisa que não sei por qual explicação no mundo, A MAIORIA DOS TORCEDORES SÃO PAULINOS NÃO FAZEM IDEIA DO QUE SEJA.... vai saber né...
E para com esse paapo de que sbjugado,de analise num sei do que lá que ja ta parecendo papo de bêbado tá locom eu, huahuhuahuahuhauhauahauhau´
é nois mano forzan!!!
VAI CORINTHIANS!!!
sem opinião
avalie fechar
gilberto scarpa (441) 02/02/2010 12h40
gilberto scarpa (441) 02/02/2010 12h40
ah ! como é bom saber viver !!! ter espaço pra se divertir as custas de quem não sabe o que é a vida e principalmente como ela É UMA BELEZA ! tenho sim tempo, porque conquistei , tenho sim uma torcida da falácia fácil que num se emenda e nem se dá conta de quão tolinha ela é... tenta fazer do nada TUDO ! chega as raias da insanidade querer discutir um 6-3-3 .... trocando por camisas bizarras, cantorias bobinhas que não representam a realidade do time, um subterfúgio, um palhiativo, amor fulgaz , etc etc 3 opiniões
avalie fechar
gilberto scarpa (441) 02/02/2010 12h23
gilberto scarpa (441) 02/02/2010 12h23
percebem , minha gente o que é ser feliz ! ter com que se divertir, passar bom tempo se deliciando com coisas fúteis de uma torcida da falácia fácil ... ao invés, já deveriam ter lido com toda atenção o que CONFÚCIO disse , publicação nestes últimos dias, que já foi um SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA , de grátis.... aproveitam , o saber nunca é de mais... 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4297)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página