Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2003 - 23h39

Corinthians volta a perder para o River e é eliminado da Libertadores

da Folha Online

Nem mesmo os 66.666 mil torcedores conseguiram empurrar o Corinthians para as quartas-de-final da Taça Libertadores da América, na noite desta quarta-feira, no estádio do Morumbi.

A equipe brasileira, que tinha como prioridade no ano a competição sul-americana, perdeu por 2 a 1 para o River Plate, da Argentina, que repetiu o resultado obtido em Buenos Aires, há duas semanas.

Desta forma, os corintianos perdem a chance de tentar pela primeira vez o título continental, em sua sexta aparição no torneio. Pior: pela primeira vez na história, os "Millonarios", como é conhecido o time do River, conseguem eliminar uma equipe do Brasil nos mata-matas da Libertadores.

Por uma vaga nas semifinais, os argentinos vão enfrentar o América de Cali, que eliminou o Racing.

Além da possibilidade de levar um maior número de torcedores ao estádio, o Corinthians escolheu o estádio do São Paulo pelas dimensões do campo. Com mais espaço para jogar, teria mais chances de reverter o resultado da capital argentina. Precisava de dois gols de diferença _uma vitória simples levaria as pênaltis.

Com esta mentalidade e com um time ofensivo, com três atacantes, o time do Parque São Jorge chegou a sair na frente, com um gol de Liedson. Mas em seguido sofreu o empate, com gol de Demichelis.

A partir daí, sucumbiu à catimba e ao bom futebol argentino. Ainda no primeiro tempo, perdeu o lateral Roger, expulso.

Na segunda etapa, perdeu o controle da partida e acabou perdendo com um gol de pênalti, convertido por Fuertes após Fábio Luciano colocar a mão na bola dentro da área. Ainda teve outro expulos, Fabinho, por entrada violenta.

O jogo

O primeiro tempo começou da maneira que o Corinthians imaginava. Logo aos 9min, Rogério lançou Leandro na direita, livre. Ele cruzou na área e Liedson abriu o placar, numa bela cabeçada.

Com a vantagem no placar, o Corinthians diminuiu um pouco o ritmo da partida e permitiu que o River Plate se organizasse dentro de campo. Os argentinos passaram então a buscar espaços para invadir a defesa adversária.

Aos 22min, chegaram ao empate. Após cobrança de falta, Coudet levantou a bola na área do Corinthians e o zagueiro Demichelis se antecipou aos zagueiros adversários para marcar, numa forte cabeçada.

Mostrando nervosismo, o Corinthians teve dificuldade para voltar a pressionar o River Plate. Aos 36min, Jorge Wagner bateu falta da esquerda, a zaga não conseguiu afastar e, no rebote, Leandro chutou para fora.

Aos 45min, aconteceu um lance importante no jogo. O lateral-esquerdo Roger, substituto de Kléber, suspenso, atingiu D'Alessandro por trás e foi expulso, deixando o Corinthians com um jogador a menos para a etapa final.

No intervalo, o técnico Geninho tirou o atacante Leandro e colocou em campo o meio-campista Renato, com a função de jogador como ala pela esquerda.

Percebendo que o Corinthians tinha um jogador improvisado na posição, o River passou a atacar por ali e criou duas chances para marcar logo no início da etapa final com Cavenaghi, que não acertou as finalizações. Fuertes e Zapata também desperdiçaram boas chances para marcar.

Depois de perder tantas chances, o River Plate chegou ao segundo gol aos 30min. Ao tentar cortar uma perigosa jogada do River dentro da área, Fábio Luciano colocou a mão na bola. Na cobrança, Fuertes cobrou forte e garantiu a classificação argentina.

Nos minutos finais, o River apenas administrou o resultado. Sem padrão de jogo, o Corinthians mal conseguiu atacar o adversário e ainda perdeu Fabinho, expulso aos 45min da etapa final depois depois de uma entrada em Coudet.

CORINTHIANS
Doni, Rogério, Fábio Luciano, Anderson (Ludueña) e Roger; Fabrício (Pingo), Fabinho e Jorge Wagner; Leandro (Renato, depois Leandro Amaral), Liedson e Gil.
Técnico: Geninho

RIVER PLATE
Buljubasich, Garcé, Ameli, Demichelis e Lequi; Coudet, Pereyra (Ahumada), Zapata (Gonzalez) e D'Alessandro; Fuertes e Cavenaghi.
Técnico: Manuel Pellegrini

Local: estádio do Morumbi
Juiz: Oscar Ruiz (COL)
Cartões amarelos: Fabinho, Ameli, Jorge Wagner, Demichelis, Anderson e Fábio Luciano
Cartões vermelhos: Roger e Fabinho
Gols: Liedson, aos 9min, Demichelis, aos 22min do primeiro tempo; Fuertes, aos 30min do segundo tempo

Leia mais
  • 66.666 vêem noite maldita no Morumbi
  • River quebra tabu e pela 1ª vez elimina um brasileiro na Libertadores
  • Com 22 anos, carrasco corintiano "expulsa" dois
  • Locutor argentino volta a chamar brasileiros de morenos
  • Torcedor fica preso em lança no estádio do Morumbi


    Especial
  • Taça Libertadores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página