Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2009 - 09h43

Dívida ameaça boa fase do Barueri na sua estreia na elite

Publicidade

CAROLINA ARAÚJO
da Folha de S.Paulo

Único estreante na Série A do Brasileiro deste ano, o Barueri começou o campeonato com um objetivo modesto: se manter na elite do futebol nacional.

Entretanto, 13 partidas depois, o time vem superando suas próprias expectativas.

Começou a 14ª rodada em quinto lugar, com 22 pontos. Tem o melhor ataque (29 gols) e o artilheiro do Nacional, Val Baiano, autor de nove tentos.

Hoje, o Barueri enfrenta mais um teste para comprovar seu bom momento. Recebe o São Paulo, atual tricampeão brasileiro, com o objetivo de prolongar a atual sequência de dez jogos sem derrotas. No Nacional, o time só perdeu uma vez. O algoz foi o Corinthians.

Entretanto, mesmo com a boa campanha no Brasileiro, digna de um clube grande, a equipe da Grande São Paulo vem sofrendo com problemas típicos de times pequenos.

Os jogadores do Barueri não recebem seus direitos de imagem há dois meses. A diretoria planeja quitar suas dívidas com os atletas até o final do ano.

E, para cumprir essa promessa, a saída encontrada foi se desfazer de alguns dos destaques do elenco. O clube negocia a venda de 50% dos direitos de três jogadores da equipe.

O atacante Pedrão, artilheiro do Campeonato Paulista deste ano, com 16 gols, foi o primeiro a deixar o elenco, com destino ao Al Shabab, clube dos Emirados Árabes Unidos.

"Ainda não temos a mesma visibilidade dos grandes, e nossos patrocínios são pequenos. É a nossa realidade, mas vamos resolver o problema dos direitos de imagem até dezembro", disse o presidente licenciado do clube, Walter Sanches.

E, por conta das dificuldades, o dirigente mantém a cautela ao analisar o desempenho do Barueri. "Não esperávamos essa campanha tão boa. Mas nosso objetivo segue o mesmo: continuar na Série A."

O técnico Estevam Soares, que no ano passado comandou a rebaixada Portuguesa, concorda. "Uma equipe como o Barueri, iniciante na competição, não poderia e ainda não pode fazer planos ambiciosos", declarou o treinador ao "Tá na Área", do Sportv, na terça-feira.

Apesar dos problemas financeiros, que já afetam o elenco, um dos pontos fortes do Barueri é sua estrutura. Nada do que é usado, entretanto, pertence de fato ao clube azul e branco.

O time utiliza o centro de treinamento Vila Porto e o estádio Arena Barueri, propriedades da prefeitura. Segundo Walter Sanches, o clube paga pela concessão do CT e pelo aluguel do estádio, considerado um dos mais modernos do país.

Porém, dentro de campo, os problemas parecem não afetar a equipe, cuja base foi formada para a disputa da Série B do ano passado e se manteve para o Paulista e o Brasileiro de 2009.

Esse foi o caso do artilheiro Val Baiano, que chegou a Barueri no ano passado após uma temporada no futebol árabe.

O jogador não teve uma sequência de jogos entre os titulares até a despedida de Pedrão. Mas, desde que se tornou o substituto do artilheiro, Val Baiano tem correspondido. Nos nove duelos em que atuou no Brasileiro (cinco como titular), contabilizou nove tentos.

Contudo só se tornou uma das sensações do campeonato depois de anotar os quatro gols da vitória por 4 a 0 sobre o Náutico, há uma semana.

Na Série B, porém, Val Baiano já tem seu nome gravado --é o maior artilheiro da história da competição, com 48 gols.

Comentários dos leitores
O São Paulino (292) 01/02/2010 19h49
O São Paulino (292) 01/02/2010 19h49
Meu caro, Jair Alves, acho que debater com certas figuras não vale a pena. Eu costumo dizer que discutir com um zé ninguém simplesmente nos rebaixa ao nível dele. No Brasil, somente São Paulino teve o gostinho de ver seu time TRÊS VEZES CAMPEÃO DO MUNDO lá em Tokyo. E olha que não são títulos do passado como os do Santos de Pelé. Quase toda atual geração de São Paulinos testemunhou, vibrou, sofreu e comemorou as três inesquecíveis vitórias na capital japonesa. Foram três finais e três títulos. 100% de aproveitamento. E esse gostinho só nós temos, e nada e nem ninguém vai nos tirar, e muito menos um curintianu zé mané que vem aqui postar mensagens idiotas de que nossos títulos não valem nada. Pode não valer para ele, que é invejoso e recalcado, mas para nós, vale muito.
Por isso, acho que debater com esse zé mané é infrutífero, não leva a nada, pois não temos nada a provar para ele. Como eu disse anteriormente, o que nos importa é o reconhecimento do mundo, e não de um zé ninguém e sofredor.
TRI-CAMPEÃO MUNDIAL, TRI-CAMPEÃO DA LIBERTADORES DA AMÉRICA
Vai, comédia, nem que você viva mais 100 anos você não saberá o que é isso.
Mané é mané... Hahahahaha...
sem opinião
avalie fechar
Domingos Neto (205) 01/02/2010 19h42
Domingos Neto (205) 01/02/2010 19h42
Eu gostaria de ver o FABAO de volta , afinal ele anulou o ataque do podereso LIVERPOOL , vai vir de graca e barato !!! sem opinião
avalie fechar
Domingos Neto (205) 01/02/2010 19h40
Domingos Neto (205) 01/02/2010 19h40
caros TRI-CAMPEOES MUNDIAIS eu gostaria que cada um de vcs escalassem o time ideal do GIGANTE DO BRASIL , o meu é:
32 - Denis
03 - Alex Silva
05 - Miranda
04 - Andre Luiz
15 - Jean ou 27 - Leo Lima
10 - Hernanes ou 18 - Rodrigo Souto
08 - Cleber Santana
07 - Jorge Wagner
11 - Marcelinho Paraiba
25 - Dagoberto
12 - Fernandinho
esse é o time ideal , time novo e veloz , nao fica dependendo do Washington que a cada 50 chances pra fazer gol faz um....
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3126)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página