Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2003 - 13h23

Aos 45 anos, Oscar anuncia aposentadoria do basquete

da Folha Online

O ala Oscar anunciou nesta segunda-feira sua retirada das quadras. Aos 45 anos, o maior jogador da história do basquete brasileiro disse que não voltará mais a jogar. Ele disputou o Nacional deste ano pelo Flamengo e foi o cestinha do campeonato.

"A partir de hoje podem me chamar de ex-jogador de basquete. Estou anunciando minha aposentadoria com muita serenidade, mas com muita tristeza também", disse o "Mão Santa", durante entrevista coletiva, no Rio. "É muito difícil dizer adeus ao que mais gosto e ao que mais sou capaz de fazer."

Emocionado, ele interrompeu várias vezes a entrevista na qual o Flamengo anunciou que nenhum outro atleta vestirá a camisa número 14 do time. "Essa é a maior homenagem que um jogador pode receber. Vocês ainda vão ver jogadores melhores que eu, mas ninguém treinou tanto como eu. Treinei para ser o melhor do mundo, mas não consegui."

No ano passado, Oscar chegou a anunciar que se aposentadoria após o Nacional-2002, mas mudou de idéia após se envolver em uma briga durante uma partida. A intenção era não encerrar a carreira com a má impressão deixada naquele 21 de maio, contra o COC/Ribeirão.

Em mais de 30 anos de carreira, o astro marcou 49.703 pontos, o que seria um recorde mundial se fosse reconhecido pela Fiba (Federação Internacional de Basquete). Outra marca expressiva é a de possuir cinco Olimpíadas no currículo, mesmo número do australiano Andrew Gaze e do porto-riquenho Teófilo da Cruz.

Oscar Daniel Bezerra Schmidt deu seus primeiros arremessos em Brasília, aos 13 anos, e com 19 já integrava a seleção principal. Com a camisa verde e amarela, participou do momento mais marcante da história do basquete brasileiro: a conquista do Pan de 1987, na final com os EUA, em Indianápolis.

Além do Flamengo, defendeu Palmeiras, Sírio, Corinthians, Caserta e Pavia (Itália) e Valladolid (Espanha). Foi campeão do Mundial Interclubes de 1979, pelo Sírio, e conquistou também os Nacionais de 77 (com o Palmeiras), 79 (Sírio) e 96 (Corinthians). Na seleção, ganhou os Sul-Americanos de 77, 83 e 85, e a Copa América de 84 e 88.

Leia mais
  • Confira as principais marcas da carreira de Oscar
  • Veja galeria de fotos histórica de Oscar


    Especial
  • Confira notícias, tabelas e resultados de torneios



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página