Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2000 - 05h19

Schumacher é o maior vencedor da Ferrari

Publicidade

da Folha Online

Única equipe a participar desde a primeira edição do Mundial de F-1, a Ferrari tem uma história repleta de conquistas e recordes. Sua cor vermelha e seu símbolo, o "cavallino rampante" (cavalinho empinado), são sinônimos de F-1 e da Itália, em qualquer lugar do mundo.

A escuderia foi fundada em 1929, em Módena, por Enzo Ferrari. Durante a 2ª Guerra Mundial, em 1943, a oficina da Ferrari foi transferida de Módena para Maranello, atual sede da fábrica. No ano seguinte, foi bombardeada e teve que ser reconstruída em 1946.

Um dos maiores símbolos da Itália, a "nazionale rossa" (nacional vermelha) alcançou sua primeira vitória na F-1 em 1951. A façanha coube ao argentino José Froilan González, no GP da Inglaterra. Nesse mesmo ano, a equipe obteria outras duas vitórias, com o italiano Alberto Ascari, na Alemanha e na Itália.

Em 1952, Ascari levaria a escuderia ao primeiro título no Mundial de pilotos. No ano seguinte, conquistaria o bicampeonato. Até hoje, Ascari é o único italiano campeão pela Ferrari.

Depois viria o argentino Juan Manuel Fangio _maior vencedor da história da F-1, com cinco títulos_, que obteve seu quarto título, em 56, pilotando uma Ferrari.

Além de Ascari, apenas o austríaco Niki Lauda conseguiria dois mundiais pela equipe. Lauda foi campeão pela Ferrari em 1975 e 1977.
Lauda, ainda, é o segundo piloto com mais vitórias pela escuderia _15, atrás apenas do alemão Michael Schumacher, que tem 24.

Schumacher também leva um dos títulos mais importantes da Ferrari, aquele que quebra o jejum de 21 anos sem títulos no Mundial de pilotos, desde a conquista do sul-africano Jody Scheckter, em 1979.

Leia mais sobre esporte na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página