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08/10/2000 - 05h55

Ferrari ainda perde em confrontos diretos

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da Folha Online

O título de Schumacher marcou apenas o segundo ponto da Ferrari no placar da disputa paralela das decisões contra a McLaren. E a vantagem continua sendo da equipe inglesa, 6 contra 2.

Ferrari e McLaren são responsáveis pela maior rivalidade da F-1. As duas maiores vencedoras de títulos da principal categoria do automobilismo _estão empatadas com dez cada_ já chegaram sete vezes ao final de uma temporada disputando o campeonato entre si.

Nos dois últimos anos, o finlandês Mika Hakkinen foi bicampeão em cima da escuderia de Maranello, aumentando o jejum da Ferrari para 20 anos. Em 98, Hakkinen superou Schumacher e, no ano passado, levou a melhor na disputa com o irlandês Eddie Irvine.

A primeira decisão entre as duas tradicionais equipes aconteceu em 1974, no GP dos EUA. O brasileiro Emerson Fittipaldi, da McLaren, e o suíço Clay Regazzoni, da Ferrari, entraram na última prova empatados em 53 pontos. Fittipaldi terminou em terceiro, o suíço finalizou apenas em 11º, e a McLaren levou a primeira.

No ano seguinte, a Ferrari daria o troco. O austríaco Niki Lauda saiu vitorioso na disputa com o mesmo brasileiro. A rivalidade continuou em 1976, no GP do Japão, quando o inglês James Hunt, pelo time britânico, superou Lauda por apenas um ponto _69 a 68.

Em 1985, a McLaren fez 3 a 1 no placar. Faltando cinco provas para o fim do campeonato, o francês Alain Prost tinha apenas três pontos (56 a 53) de vantagem sobre o italiano Michelle Alboreto (Ferrari).

No GPs seguintes, porém, o sonho de ver um italiano campeão com uma Ferrari _repetindo Alberto Ascari em 1952 e 1953_ acabou adiado. Alboreto não marcou nenhum ponto no restante do ano, abrindo espaço para o francês conquistar seu primeiro título.

A equipe inglesa voltou a levar a melhor em 1990. O brasileiro Ayrton Senna venceu o arqui-rival Prost, na penúltima etapa do Mundial, no Japão. A clássica decisão, em que os dois rivais se chocaram, garantiu a Senna o bicampeonato por antecipação.

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