Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2003 - 18h05

Eliminado da Libertadores, Grêmio perde e Tite pode dar adeus

da Folha Online

Abalado pela desclassificação da Taça Libertadores da América, na quinta-feira, o Grêmio foi derrotado hoje, fora de casa, pelo Figueirense por 2 a 1, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

A partida poderá ficar marcada pela última como Tite no comando do clube gaúcho, uma vez que o treinador está sendo sondado já há algum tempo pelo São Paulo.

Com a vitória, o Figueirense ultrapassou o Grêmio na classificação. O time catarinense tem agora 13 pontos, na 17ª colocação. Os gaúchos possuem dois pontos a menos, ocupando a 20ª posição.

Com o apoio de sua torcida, o Figueirense abriu o marcador aos 24min do primeiro tempo. Em uma cobrança de falta, na entrada da área, Pedro chutou, a bola bateu na barreira e enganou o goleiro Danrlei.

O Figueirense ampliou sete minutos depois. O atacante Sandro Hiroshi cruzou a bola na área, pela direita, o veterano Evair subiu sozinho, cabeceou para o chão e pegou Danrlei no contra-pé, contando com mais uma falha do goleiro gremista para chegar ao seu 100º gol em Campeonatos Brasileiros.

Antes de Evair, somente seis jogadores haviam conquistado essa marca. O maior goleador do Brasileiro é ex-jogador Roberto Dinamite, que fez 190 gols pelo Vasco e Lusa. Zico, ex-flamengo e atual técnico da seleção do Japão, anotou 136 gols. Túlio balançou as redes em 127 oportunidades e Serginho Chulapa, fez 125.

À frente de Evair também estão Dario, com 113, e Romário, que está voltando ao Fluminense, com 110. O atacante Edmundo, que está no Vasco, poderá ultrapassar a casa dos 100 gols ainda neste Nacional, uma vez que ele já 97 na carreira.

Na etapa complementar o Grêmio ainda conseguiu diminuir a vantagem aos 37min. Em uma tentativa de reposição de bola, o goleiro Édson Bastos dominou errado, o atacante Caio robou a bola e foi derrubado dentro da área pelo goleiro. O juiz Alício Pena Júnior marcou pênalti e na cobrança o lateral Ânderson Lima converteu. Mas a reação parou por aí e a vitória acabou ficando mesmo nas mãos do time catarinense.

O Grêmio volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro no sábado, quando receberá no estádio Olímpico, em Porto Alegre, o Fortaleza. O Figueirense viajará até Belo Horizonte, onde irá enfrentar o Atlético-MG, no Mineirão.

FIGUEIRENSE
Edson Bastos; Márcio Goiano, Eloy e André Luís; Pedro (Paulo Sérgio), Carlos Alberto, Vagner Mancini (Bilu), William e Triguinho; Sandro Hiroshi e Evair (Filipe)
Técnico: Wagner Benazzi

GRÊMIO
Danrlei; Ânderson Lima, Gavião, Claudiomiro e Renato (Douglas); Amaral (Luís Mário), Tinga, Carlos Miguel (Émerson) e Gilberto; Caio e Christian
Técnico: Tite

Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Juiz: Alício Pena Júnior (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Paulo Sérgio, Édson Bastos, André Luís, Pedro, Vágner Mancini, Elóy, Triguinho, Danrlei, Amaral e Gilberto
Cartões vermelhos: Gilberto e Christian
Gols: Pedro, aos 23min, Evair, aos 31min do primeiro tempo; Ânderson Lima, aos 37min do segundo tempo

Especial
  • Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página