Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2003 - 23h54

Luxemburgo é o 5º técnico a ganhar a Copa do Brasil e o Brasileiro

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Wanderley Luxemburgo, que levou o Cruzeiro ao título da Copa do Brasil-2003, é o quinto técnico da história a ser campeão das duas principais competições nacionais: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

O treinador cruzeirense se igualou a Luiz Felipe Scolari, Antonio Lopes, Evaristo de Macedo e Carlos Alberto Parreira, que também foram campeões das duas competições mais importantes do futebol nacional.

Scolari ganhou a Copa do Brasil três vezes (1991, 1994 e 1988) e uma vez o Brasileiro (1996). Os outros três somam um troféu em cada uma. Luxemburgo possui três títulos brasileiros (1993, 1994 e 1998).

Com a conquista, Luxemburgo também impediu uma marca negativa em sua carreira como treinador: a de maior perdedor na história da Copa do Brasil, já que havia perdido com Palmeiras (1996) e Corinthians (2001).

Nos dois anos, os dois rivais paulistas também entraram em vantagem no jogo decisivo, mas deixaram escapar o título em casa, quando dependiam apenas de um empate para ganharem a competição nacional.

Em 1996, o Palmeiras perdeu do Cruzeiro (2 a 1), no Parque Antarctica, após ter empatado por 1 a 1, no Mineirão. E, em 2001, o Corinthians foi derrotado pelo Grêmio (3 a 1). No Olímpico, houve empate em 2 a 2.

Leia mais
  • Cruzeiro atinge 20 jogos invictos no estádio do Mineirão
  • Governador mineiro vê final da Copa do Brasil e faz festa com jogadores
  • Luxemburgo põe fim a tabu pessoal com a conquista
  • Cruzeiro vence o Flamengo e conquista pela 4ª vez a Copa do Brasil


    Especial
  • Copa do Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página