Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2003 - 19h42

Meio-fundista Osmar Barbosa dos Santos consegue índice para o Pan

EDUARDO OHATA
da Folha de S.Paulo

O primeiro brasileiro a obter índice para o Pan-2003 por meio do Troféu Brasil, que tem seu último dia de competições neste domingo, na pista do Ibirapuera, em São Paulo, foi o meio-fundista Osmar Barbosa dos Santos, 34, com 1min45s35, nas semifinais dos 800 m, neste sábado.

O tempo estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo é 1min45s50. Será a primeira vez que Santos, que neste domingo faz a final, irá ao Pan. Com o tempo, também garantiu ida ao Mundial.

Este mês, o meio-fundista já havia ficado a um centésimo do índice da CBAt para o Pan: 1min45s51, em Cottbus (ALE).

"Queria fazer o índice hoje. Saí e fiz minha corrida...", explicou o ex-bóia fria, que treina em pista de terra em Marília, o que não é visto como problema.

"Estive nos EUA de outubro de 96 a dezembro de 99. O técnico era bom, mas não me sentia bem lá, não conseguia correr. Estou satisfeito em Marília", comparou.

Sobre a possibilidade de diminuir seu tempo no Pan, Santos foi comedido. "Quero ficar abaixo de 1min45, mas é difícil prometer marcas muito abaixo disso."

Zequinha Barbosa, que conquistou quatro medalhas nos 800 m em Mundiais e cumprimentou Santos após a prova, concordou com sua estratégia. "Se ele deixasse para fazer o índice amanhã, seria mais difícil. Acumularia a pressão pelo índice e para vencer a prova", analisou Barbosa, que, quando em atividade, era dirigido pelo mesmo treinador de Santos, Luiz Alberto de Oliveira.

Neste domingo, há a possibilidade de índices nas finais dos 100 m e 800 m (masculino e feminino), dos 400 m com barreiras (masculino), cujas semifinais seriam no sábado, e do salto em distância (feminino).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página