Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2003 - 12h02

Brasil vence a Itália e garante vaga na fase final da Liga Mundial

da Folha Online

A seleção brasileira de vôlei reagiu bem após a derrota de ontem por 3 a 0 e venceu a Itália por 3 a 1, de virada, neste domingo, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, pela Liga Mundial. As parciais foram de 23/25, 27/25, 25/22 e 25/21, em quase duas horas de partida.

O resultado garantiu ao time comandado por Bernardinho a vaga antecipada à fase final, que será realizada na Espanha. Na sexta-feira e no sábado, a equipe encerra sua participação na primeira fase enfrentando Portugal duas vezes em Betim (Minas Gerais).

O Brasil já tinha assegurado, no mínimo, a segunda posição do Grupo B. Mas corria o risco de, perdendo hoje e os dois jogos contra os portugueses, terminar como o pior segundo colocado entre os quatro grupos. Este time pode ter que "ceder" a vaga para a Espanha, que, mesmo se ficar em terceiro lugar, será um dos classificados por ser o país-sede da fase final.

Mas com a vitória deste domingo a seleção chegou aos 18 pontos e terminará com pelo menos 20 --a derrota vale um ponto. A Itália tem a mesma pontuação, mas leva vantagem no set average. A Polônia, atual vice-líder do Grupo A, com 15 pontos, chegará, no máximo, a 19. A Grécia, que só tem mais um jogo a disputar, tem 17 pontos na chave D e está na mesma situação dos poloneses.

O jogo

A partida começou equilibrada, com as duas equipes se alternando à frente do placar. No final do primeiro set, o Brasil errou quando não podia. André Nascimento forçou o saque, a bola parou na rede e a Itália abriu 24/22. Os italianos também erraram o saque seguinte, mas depois fecharam em 25/23.

No segundo set a seleção começou bem, chegou a abrir três pontos de vantagem, mas permitiu a virada. A Itália chegou a estar com 20/16, mas o time de Bernardinho empatou em 24/24 com um saque curto, bem colocado, de Rodrigão. Henrique entrou em quadra para aumentar o bloqueio e a tática deu certo. O jogador impediu dois ataques seguidos dos italianos e o Brasil venceu por 27/25.

O terceiro set foi parecido com o primeiro, com as seleções se revezando no placar. Rodrigão marcou dois pontos seguidos de ataque em um momento crucial --22/20-- e a equipe brasileira fechou em 25/22 com um bloqueio de André Nascimento. A principal jogada dos italianos estava agora fazendo a diferença para brasileiros.

No quarto set o Brasil manteve o bom ritmo e fechou com 25/21, sem muitas dificuldades.

Especial
  • Confira notícias, tabelas e resultados de torneios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página