Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2003 - 17h52

Corinthians perde para o Coritiba e sofre 4º revés nos últimos sete jogos

da Folha de S.Paulo

O Corinthians não resistiu às saídas do capitão Fábio Luciano e do artilheiro Liedson, negociados, e perdeu neste domingo no Morumbi para o Coritiba por 1 a 0.

O resultado negativo aumenta a crise vivida pelo clube. Foi a sexta derrota no Brasileiro. Pela segunda vez no torneio, os corintianos completaram três jogos sem conseguir ao menos uma vitória. Nas últimas sete partidas, a equipe de Geninho só venceu uma.

"Essa situação preocupa, mas ainda é cedo para falar em apocalipse, em rebaixamento", afirmou o treinador. A situação dele só não é pior porque a diretoria reconhece que o time se enfraqueceu com as perdas recentes.

Além da saída de Fábio Luciano, negociado com o Fenerbahce (Turquia), e Liedson, que nesta segunda viaja para se apresentar ao Dinamo de Kiev (Ucrânia), Geninho sofre com seguidos problemas de contusão e suspensão.

Neste domingo, ele também não contou com Fabinho e Fabrício, suspensos, com três cartões amarelos. Kléber e Pingo não jogaram porque estão contundidos.

Geninho tentou se virar da maneira que a diretoria mandou: apostando nos garotos revelados pelo clube do Parque São Jorge.

Mas os corintianos começaram o jogo sentindo essas perdas, principalmente a de Liedson. Leandro Amaral, seu substituto, fez só uma finalização no primeiro tempo e errou. Ele tentou três cruzamentos nos 45 minutos iniciais, mas não acertou nenhum.

Além de Leandro Amaral, os ex-juniores escalados por Geninho não conseguiram brilhar.

Wendel, que fez a sua primeira partida como titular do time profissional, só fez cinco desarmes no primeiro tempo. Ao mesmo tempo fez três faltas. Na quarta infração, cometida no segundo tempo, levou cartão amarelo.

Sem agradar ao treinador, Wendel foi substituído por Fumagalli, aos 15min, da etapa final.

Outro ex-júnior que entrou, Moreno, teve dificuldade para ajudar o ataque. Tanto que os comandados de Geninho começaram o jogo explorando mais o lado direito. Moreno também não conseguiu jogar até o fim. Foi substituído por Fininho, outro prata-da-casa, aos 26min.

O Corinthians teve dificuldade para acertar o gol desde o início. Foram seis conclusões erradas e uma certa no primeiro tempo.

O Coritiba poderia ter aberto o placar já na etapa inicial se não fosse o goleiro Doni.

Rogério, novo capitão do time que hoje completou 53 jogos seguidos (seu recorde pessoal) fez pênalti em Edu. Tcheco cobrou no canto esquerdo de Doni, que fez a sua quinta defesa de pênalti no Nacional. Nenhum outro goleiro fez tantas defesas no torneio.

Desde que perdeu o pênalti, o Coritiba foi mais ao ataque. A estratégia deu resultado no segundo tempo, ao 11min, em falha da zaga corintiana. Lima tocou para Marcel, que recebeu livre e chutou para fazer 1 a 0. Em seguida, os paranaenses reclamaram de pênalti de César, substituto de Fábio Luciano, em Edu, que não foi marcado.

Como seu time não reagia, Geninho pôs em prática o esquema de emergência que preparara nos treinos. Colocou Fumagalli para jogar avançado pela lateral direita e deixou Rogério como armador. A mudança não deu resultado.

"O time não foi bem, não soube marcar o Criciúma", afirmou Geninho, trocando o nome do adversário deste domingo.

Ele também reclamou que faltou habilidade aos seus jogadores. "Nós quisemos jogar mais com o coração do que com técnica, não deu certo", disse.

Antes do jogo, Wendel havia dito que jogar com o "coração", com raça, é a principal arma dele e dos outros novatos corintianos.

CORINTHIANS
Doni; Rogério, César, Anderson e Moreno (Vinícius); Wendel (Fumagalli), Cocito, Leandro (Renato) e Jorge Wagner; Leandro Amaral e Gil.
Técnico: Geninho

CORITIBA
Fernando; Ceará, Danilo, Edinho Baiano e Lira; Reginaldo Nascimento, Tcheco, Roberto Brum e Lima (Willians); Marcel (Marco Brito) e Edu Sales (Souza).
Técnico: Paulo Bonamigo

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Álvaro Azeredo Quelhas (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Leandro Amaral, Wendel, Cocito, César, Edu Sales, Edinho Baiano e Lima
Gol: Marcel, aos 10min do segundo tempo

Especial
  • Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página