Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2003 - 15h34

Brasil fracassa no Mundial de desportos aquáticos de Barcelona

da Folha Online

O Brasil voltou a fracassar no Campeonato Mundial de desportos aquáticos, encerrado neste domingo em Barcelona (Espanha). Pela terceira edição seguida, o país não colocou nenhum atleta no pódio.

Desde Roma-94, o Brasil não ganha uma medalha no Mundial de desportos aquáticos, que reúne provas de natação, maratonas aquáticas, saltos ornamentais, nado sincronizado e pólo aquático.

Em 1994, na capital italiana, Gustavo Borges ganhou o bronze nos 100 m livre. Ele também faturou outro bronze ao lado de Fernando Scherer, Teofilo Ferreira e André Teixeira no revezamento 4 x 100 m livre.

Em Barcelona, na natação, o único brasileiro a ir a uma final foi Fernando Scherer, nos 50 m borboleta, prova em que detém o recorde sul-americano. Mesmo assim, ele ficou bem distante de subir ao pódio.

Scherer completou a final em oitavo e último lugar, com o tempo de 23s96. O vencedor da prova foi o australiano Matthew Welsh, que completou o percurso em 23s43.

Nos saltos ornamentais, os brasileiros também não alcançaram nenhuma final. César Castro ficou em 13º no trampolim de 3m, e Juliana Veloso, na mesma posição na plataforma de 10 m. Apenas 12 passavam à final.

O mesmo ocorreu no nado sincronizado, no qual o país não se classificou para a final do solo, duelo e equipes. No pólo aquático, o melhor resultado foi do time feminino, que chegou até as oitavas-de-final.

Os Estados Unidos terminaram na ponta do quadro de medalhas do Mundial, com 31 medalhas (12 de ouro, 13 de prata e 6 de bronze), seguido pela Rússia, que somou 21 (10 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze).

Leia mais
  • América do Sul também decepciona e não sobe ao pódio em Barcelona
  • Phelps vence os 400 m medley e quebra 5º recorde mundial
  • EUA vencem os 4 x 100 m medley e estipulam novo recorde mundial
  • Alemão vence os 50 m costas com novo recorde mundial em Barcelona
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página