Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2003 - 00h53

Maurren Maggi anuncia nesta sexta-feira se vai ao Pan-Americano

da Agência Folha

A atleta brasileira Maurren Higa Maggi, 27, deve anunciar nesta sexta-feira que não irá ao Pan-Americano de Santo Domingo. Ela convocou entrevista coletiva para hoje, em São Paulo, sem saber se receberá liberação da Iaaf (Associação Internacional de Federações de Atletismo . A entidade deve se pronunciar nesta sexta.

"Liguei para a Iaaf, e eles me informaram que devem chegar a uma conclusão até amanhã", disse na quinta-feira o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo.

O dirigente afirmou que a decisão de viajar, caso a entidade não se pronuncie, será da atleta, mas afirmou não acreditar que ela possa disputar o Pan nesse caso.

"Após todo esse celeuma, não sei se ela teria condições psicológicas sem saber se está liberada".

A opinião é semelhante à do presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, para quem ela deve "esperar para ver o que a Iaaf decide".

Na quinta-feira, o COB não mencionou o nome de Maurren em comunicado em que anuncia o embarque, nesta sexta à tarde, da equipe de atletismo para Santo Domingo. Claudinei Quirino, André Domingos e Eronildes Araújo são citados como os destaques.

A atleta testou positivo para clostebol, um esteróide anabólico proibido pelo COI (Comitê Ol[impico Internacional), em exame no dia 15 de junho, durante o Troféu Brasil, em São Paulo. O caso foi revelado na terça pela Folha de S.Paulo.

Em documento enviado à Iaaf, Maurren alega que sofreu contaminação por meio de uma pomada cicatrizante, o Novaderm, em sessão de depilação definitiva a que se submeteu um dia antes do exame.

NJa quinta-feira, a entidade havia aconselhado a atleta a desistir do Pan, por meio de seu porta-voz, Nick Davies. Disse que "normalmente o atleta não compete enquanto houver a investigação" e que o mesmo pode ser suspenso se se recusar a não competir.

Além de Maurren, o seu técnico, Nélio Moura, estará na entrevista. Será o o primeiro pronunciamento de ambos sobre o caso.

Especial
  • Jogos Pan-Americanos-2003
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página