Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2003 - 23h24

No melhor dia do Pan, Brasil conquista 20 pódios, sendo sete de ouro

da Folha Online

A derrota Luizão e Paulo Emílio na final do vôlei de praia impediu que o Brasil superasse o México e subisse para o quarto lugar no quadro de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (DOM), mas o país viveu neste sábado seu melhor dia na competição até o momento.

Foram 20 pódios neste sábado, com sete medalhas de ouro, seis de prata e sete de bronze. Com mais um ouro, o país ficaria atrás apenas de EUA, Cuba e Canadá, as três principais potências do continente.

A última medalha do dia veio com Luizão e Paulo Emílio, que perderam para os cubanos Francisco Alvárez e Juan Rosell por 2 sets a 1, com parciais de 23/25, 21/11 e 15/12, na decisão do vôlei de praia.

A festa brasileira começou logo de manhã, quando Vanderlei Cordeiro e Márcia Narloch venceram a maratona, numa dobradinha histórica --jamais o país havia ficado com o ouro na prova, tanto entre os homens como entre as mulheres.

Em seguida, o Brasil somou três pódios no remo. Thiago Gomes e José Carlos Sobral Júnior foram prata no skiff duplo leve, mesmo resultado obtido por Anderson Nocetti e Marcellus Marcili no skiff duplo.

A outra medalha na modalidade veio com Gibran Vieira da Cunha, Alexandre Altair Soares, Oswaldo Kuster Neto e Claudiomar Iung, que terminaram na terceira posição no quatro sem, atrás de Cuba e EUA.

À tarde, Robert Scheidt (laser) e Ricardo Winicki (na mistral) garantiram o primeiro lugar com antecipação em suas classes. A vela termina neste domingo, quando acontecem as duas últimas duas regatas.

Outros dois ouros foram conquistados com Bruna Colósio e Joana Cortez, que conquistaram o título nas duplas do tênis, e com o conjunto da ginástica rítmica, que repetiu o resultado obtido em Winnipeg-1999.

A última insígnia dourada veio com Hudson de Souza, que ganhou os 1.500 m e se tornou o primeiro atleta do país a ganhar dois ouros em Santo Domingo --Hudson também venceu os 5.000 m, na terça-feira.

No atletismo, o país conquistou ainda duas pratas (salto triplo, com Jadel Gregório, e revezamento 4 x 100 m rasos masculino) e dois bronzes (110 m com barreiras, com Márcio de Souza, e revezamento 4 x 400 m rasos feminino).

Os demais pódios do dia foram conquistados por Cassius Duran (prata na plataforma de 10 m), pela seleção feminina de basquete (bronze), pela dupla Ana Richa e Larissa (bronze no vôlei de praia) e pelos judocas Fabiane Hukuda e Henrique Guimarães, ambos bronze.

Especial
  • Veja os medalhistas brasileiros em Santo Domingo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página