Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2003 - 08h19

Guga tenta recuperar ritmo, prestígio e confiança em Cincinnati

EDUARDO ARRUDA
da Folha de S.Paulo

Evitar igualar um recorde negativo e, enfim, ganhar ritmo, recuperar o prestígio e a confiança para o Aberto dos EUA, o último Grand Slam do ano.

Gustavo Kuerten, 26, tem essa missão ao entrar em quadra nesta terça para enfrentar o argentino Mariano Zabaleta, 31º no ranking de entradas, em sua estréia no Masters Series de Cincinnati.

Será o sétimo dos nove torneios da Masters Series, que só perde em importância para os quatro eventos do Grand Slam, que o brasileiro disputa neste ano.

Mas até agora, porém, ele só colecionou fracassos. Foi eliminado logo na estréia em Roma, Montecarlo e Montréal. Essa última, aliás, de forma vexatória.

Guga perdeu por 2 sets a 0 para o canadense Simon Larose, então 314º do mundo. Jamais Kuerten havia sido derrotado por um adversário de ranking tão baixo desde que despontou no circuito profissional, em 1997.

Além das três derrotas em estréias, o brasileiro não conseguiu nem avançar às oitavas-de-final em Miami e Hamburgo. O Masters Series de Indian Wells foi a única exceção no calvário de Kuerten, quando ele jogou a final.

Pior performance em Masters Series Guga só teve no ano passado, quando caiu na estréia em quatro eventos. Entre eles o de Cincinnati, em que foi derrotado pelo inglês Tim Henman.

A temporada de 2002 de Kuerten, entretanto, foi prejudicada por uma cirurgia no quadril que o afastou por dois meses.

Em 2001, sua melhor temporada na carreira, Guga faturou seis títulos, dois deles em Masters Series (Montecarlo e Cincinnati). E foi justamente no torneio norte-americano que ele registrou seu último triunfo em um torneio de primeira linha. No ano passado, Guga ganhou o Torneio da Costa do Sauípe e, neste ano, o Torneio de Auckland, na Nova Zelândia.

Contra Zabaleta, Guga terá pela frente um rival que já o venceu na temporada. O brasileiro também bateu uma vez o argentino.

Caso avance, Kuerten enfrentará na segunda rodada o vencedor do duelo Younes El Ayanaoui (MAR) x Vincent Spadea (EUA). Na terceira fase, ele pode pegar Flávio Saretta, que disputa o torneio graças à desistência de André Agassi e vai jogar na estréia com David Sanchez (ESP).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página