Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2003 - 20h57

Judô brasileiro ganha 4º ouro e alcança 2º melhor desempenho da história

da Folha Online

O meio-pesado Mário Sabino (categoria até 100 kg) conquistou nesta segunda-feira a quarta medalha de ouro do judô brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, e deixou o país próximo de igualar o recorde de cinco ouros alcançado em Indianápolis-87.

Pouco antes de Sabino, Edinanci Silva havia garantido o lugar mais alto do pódio na categoria até 78 kg. No domingo, Luiz Camilo (até 73 kg) e Flávio Canto (até 81 kg) também conquistaram o metal mais valioso.

Nesta segunda, Sabino pegou na final o canadense Nicolas Gill, vice-campeão olímpico e mundial e campeão do Pan de Winnipeg-99. Ganhou com um osocogari (golpe do judô) e comemorou muito o resultado.

"Estou sentindo muitas dores, mas numa decisão de ouro não tem dedo quebrado. Tem de ter raça, muita vontade de vencer", disse o judoca, que terminou o combate com o dedo indicador e o punho direito lesionados.

Edinanci Silva venceu na final a cubana Yurisel Laborde por um yuko. "Esta medalha aqui em Santo Domingo vai mudar minha vida. Tive de me preparar muito bem, não só técnica e fisicamente, mas espiritualmente", disse.

Com as duas conquistas desta segunda, o país já atingiu seu segundo melhor desempenho da história em Pan-Americanos, atrás apenas de Indianápolis-87, quando somou 12 pódios (cinco ouros).

Na capital dominicana, o Brasil já subiu nove vezes ao pódio. Além dos quatro ouros, conquistou uma prata (Vânia Ishii) e quatro bronzes (Carlos Honorato, Tânia Ferreira, Fabiane Hukuda e Henrique Guimarães).

Nesta terça, último dia de disputa do judô, os brasileiros têm a possibilidade de chegar a mais dois pódios.

Especial
  • Perfil da delegação brasileira de judô
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página