Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2003 - 13h11

Natação brasileira disputa oito pódios nesta noite

da Folha Online

Depois de conquistar uma prata e três bronzes ontem, a natação brasileira pode dar mais medalhas ao país nesta noite. São sete representantes em finais individuais, além da equipe masculina do revezamento 4 x 200 m. Mas assim como na segunda-feira, os resultados das eliminatórias desta terça não dão muita expectativa para a conquista do ouro.

Jason Reed/Reuters

A carioca Monique Ferreira foi a sexta nos 200 m livre

As primeiras a garantirem vaga na final hoje foram as cariocas Monique Ferreira e Mariana Brochado, nos 200 m livre. Elas cravaram, respectivamente, 2min04s85 e 2min04s97 e ficaram em sexto e sétimo na classificação geral. A melhor marca foi da norte-americana, Dana Vollmer, com 2min01s88.

A pernambucana Paula Baracho foi a melhor brasileira, com 2min03s34, mas não vai à final por ter sido inscrita como "extra". Ontem, caso semelhante aconteceu com a norte-americana Amanda Jo Weir. Além de ter vencido a prova dos 100 m livre, a novata de 17 anos estabeleceu um novo recorde pan-americano, mas não pôde disputar medalha. Outra "extra" do Brasil, Ana Carolina Muniz também participou da prova de hoje, mas não fez um bom tempo --2min05s45.

Nos 400 m medley, o paranaense Diogo Yabe cravou 4min29s02 e foi o quarto mais rápido. O carioca Thiago Pereira, com 4min29s12, terminou em quinto e também é finalista.

O paraibano Kaio Márcio Almeida conquistou o resultado mais expressivo da natação brasileira nesta terça ao marcar o terceiro melhor tempo nos 100 m borboleta. Ele completou a prova com 54s23 e terá a companhia de Gabriel Mangabeira, que marcou 56s74 e ficou em sétimo. O melhor da eliminatória foi o americano George Hannan, com 53s43.

Na última prova classificatória de hoje, a pernambucana Joanna Maranhão, de apenas 16 anos, ficou com a oitava --e última-- vaga para a final dos 200 m peito. Bronze nos 400 m medley de ontem, a novata de 16 anos avançou com o tempo de 2min40s30. A chance de medalha, entretanto, é reduzida, porque a brasileira ficou dez segundos atrás da primeira colocada.

A outra representante do país na prova, Patrícia Silva, marcou 2min42s25 e terminou em nono.

As eliminatórias do revezamento 4 x 200 m livre masculino não foram realizadas porque não havia número de equipes suficiente. Assim, todos os oito países inscritos foram direto para a final. O time brasileiro é formado por Rafael Mósca, Rodrigo Castro, Carlos Jayme e Gustavo Borges.

Especial
  • Perfil da delegação brasileira de natação
  • Quadro de medalhas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página