Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2003 - 14h09

Caratê brasileiro se calca no ouro para superar Winnipeg

da Folha Online

A equipe brasileira de caratê vai fechar sua participação em Santo Domingo-2003 com menos pódios em relação a Winnipeg-1999, mas pode sair com mais ouros.

Nas semifinais desta manhã, Lucélia de Carvalho e Nelson Luiz Sardenberg avançaram nas categorias 58 kg e 80 kg do kumite (combate), respectivamente, e lutam pelo título ainda nesta tarde.

No Pan-Americano canadense, o Brasil deixou a competição com dez medalhas, sendo apenas uma de ouro, com Lucélia.

Já, na República Dominicana, o total de medalhas será seis. Hoje, outros dois entraram no tatame, mas foram derrotados e garantiram o bronze (não há disputa de terceiro lugar): Sidirley Souza na 62 kg e Emmanuel Santana na 74 kg.

E ontem o casal Jurandir Andrade e Cíntia Lassalvia foram terceiros colocados no kata (série de movimentos obrigatórios, avaliados por juízes).

A lutadora de Brasília permaneceu invicta e na busca do bicampeonato pan-americano em combate bastante equilibrado --tanto Lucélia como a canadense Nassim Varasteh precisaram de atendimento médico.

A primeira machucou o joelho esquerdo, e a outra sofreu uma lesão no rosto. Nos últimos segundos, a brasileira conseguiu encaixar um golpe e decretou o triunfo por 4 a 3. Logo mais, enfrenta a peruana Molly Sánchez.

O mineiro Nelson Luiz Sardenberg também foi à final com uma difícil vitória. A nove segundo do encerramento, conseguiu o ponto decisivo sobre o peruano Jorge Strohmeier --2 a 1.

Na decisão do ouro, duela com o norte-americano John Fonseca, com quem já lutou em Santo Domingo (na primeira fase, houve empate em 0 a 0).

O primeiro pódio desta terça-feira veio com o paulistano Sidirley Souza, que perdeu para o peruano Alexis Carbajal na categoria até 62 kg. Depois, foi a vez do pernambucano Emmanuel Santana cair diante do dominicano Rybel Salomon até 74 kg.

Em ambos os casos, os brasileiros levaram o combate à prorrogação, após empate em 2 a 2.

Especial
  • Perfil da delegação brasileira de caratê
  • Quadro de medalhas

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página