Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2003 - 15h44

Brasil garante vaga no Mundial de beisebol com o 5º lugar no Pan

da Folha Online

Com o quinto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (República Domininicana), a seleção brasileira de beisebol garantiu uma vaga para o Campeonato Mundial da modalidade, em outubro, em Cuba.

Esta é a segunda vez que o Brasil se classifica para a competição --a outra foi em 1972. Na capital dominicana, o Brasil somou três vitórias e três derrotas --em Winnipeg-99, não tinha vencido nenhum jogo.

A estréia nos Jogos foi contra o México, e o time brasileiro perdeu por 11 a 6. "Mesmo os jogadores mais experientes da equipe ficaram nervosos nesse primeiro jogo", disse o chefe de equipe, Ricardo Iguchi.

No segundo jogo, nova derrota. Desta vez, o time não resistiu aos cubanos, uma das maiores potências mundiais, que venceram por 4 a 0. A primeira vitória brasileira veio contra o Panamá (4 a 3).

O triunfo sobre os panamenhos classificou o país para as quartas-de-final. No entanto o Brasil não resistiu ao forte time dos Estados Unidos, campeões olímpico em Sydney-2000, e caiu por 7 a 0.

"Viemos com o objetivo de chegar às semifinais e lutar pela medalha de bronze, mas o resultado foi ótimo de qualquer maneira. Mesmo nos jogos que perdemos, fizemos partidas equilibradas", afirmou Iguchi.

No torneio de consolação, o Brasil venceu a Guatemala por 8 a 0 e, novamente, o Panamá por 3 a 2, terminando em quinto lugar --resultado considerado muito bom pelo chefe da equipe.

"Nossa meta agora é fazer uma equipe permanente para treinar por quatro anos e conseguir um bom resultado no Rio-2007. No fim do ano tem o Pré-Olímpico e vamos atrás da vaga para Atenas", concluiu Iguchi.

Especial
  • Perfil da delegação brasileira de beisebol
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página