Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2003 - 13h45

Natação brasileira repete desempenho e disputa 9 medalhas hoje

da Folha Online

Assim como nos três primeiros dias de disputa, a natação brasileira conseguiu vaga em todas as finais do dia no Pan-Americano de Santo Domingo. Nesta noite serão nove chances de medalhas, sendo oito em provas individuais e uma no revezamento 4 x 100 m masculino. Ontem o país conquistou seu primeiro ouro no esporte com Rogério Romero, nos 200 m costas.

A primeira brasileira a se classificar nesta quinta-feira foi Ivi Monteiro. A carioca marcou 1min02s36 e ficou com o quarto melhor tempo nos 100 m borboleta. A outra brasileira que participou da prova, a também carioca Marcella Amar, não se classificou entre as oito finalistas. A norte-americana Dana Vollmer estabeleceu um novo recorde pan-americano, com 59s35.

Nos 400 m livre, o Brasil estará com dois representantes na final. O paranaense Felipe Araújo (3min56s69) e o goiano Bruno Bonfim (3min58s84) terminaram, respectivamente, em terceiro e quinto lugares. O carioca Luiz Lima participou como "extra" --não poderia, portanto, ir à final-- e completou a prova em 3min59s25.

Nos 100 m peito, Patricia Silva, mulher de Rogério Romero, ficou com a última vaga entre as oito finalistas. Ela marcou 1min14s75 e à noite ela tentará repetir o desempenho de seu marido.

A equipe brasileira do revezamento 4 x 100 m conquistou o melhor resultado para o país hoje. Com 3min27s07, ficou atrás apenas dos EUA, que cravou 3min22s36. O time foi formado por Rodrigo Castro, Rafael Mósca, Carlos Jayme e Jáder de Souza. Gustavo Borges foram poupados da eliminatória, mas deverão estar na disputa pela medalha.

"Era arriscado, mas fizemos o que tinha de ser feito. Decidimos preservar os dois, que têm um desgaste maior, para lançar a garotada. Não adianta você ficar trazendo e levando o atleta da Vila. Eles estão vindo de uma sequência forte de treinamento e provas. Vamos nos reunir para decidir qual será a melhor formação para a final", disse Ricardo de Moura, chefe da equipe.

Nos 200 m peito, Marcelo Tomazini, com 2min19s91, se classificou em quinto. Logo em seguida, em sexto, ficou o carioca Thiago Pereira, que marcou 2min20s07.

O destaque da prova foi o norte-americano Mark Gangloff, que estabeleceu um novo recorde pan-americano com 2min13s44, mas ficou fora da final. Pelo regulamento do Pan, cada país pode inscrever apenas dois atletas como titulares. Outros podem entrar como "extras", mas, independente do resultado, ficam fora da disputa de medalha.

Caso semelhante já tinha acontecido com Amanda Jo Weir, também dos EUA. A novata de 17 anos estipulou uma nova marca pan-americana nos 100 m com 55s26, superando o índice que sua compatriota Angel Martino estipulou em Mar del Plata-1995, de 55s62.

As eliminatórias dos 800 m livre, que deveriam ser realizadas nesta manhã, foram canceladas porque não havia mais de oito inscritas. Assim, Ana Carolina Muniz e Nayara Ribeiro garantiram a vaga direto na final.

Especial
  • Perfil da delegação brasileira de natação
  • Quadro de medalhas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página