Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2003 - 16h26

Dagoberto deve reforçar o Brasil na decisão do ouro no futebol

da Folha Online

O atacante Dagoberto está praticamente recuperado de uma entorse no tornozelo direito e deve reforçar a seleção brasileira de futebol na decisão da medalha de ouro contra a Argentina, nesta sexta-feira, às 20h (horário de Brasília), contra a Argentina, no estádio Olímpico Juan Pablo Duarte.

O Brasil tentará o pentacampeonato no Pan-Americano.

Dagoberto, do Atlético-PR, se machucou na vitória de 1 a 0 contra o México, terça-feira, na semifinal da competição. Ele foi poupado dos últimos treinamentos do Brasil e fará um teste antes da partida. Caso não tenha condições de entrar em campo, será substituído por William, do Santos.

"Se a recuperação continuar sendo boa, ele vai participar da final", disse o técnico Valinhos, que não poupa elogios ao atleta. "Dagoberto é inteligente, trabalha bem pelos flancos, serve bem os companheiros e é muito veloz", afirma o treinador.

Dagoberto e Vágner, do Palmeiras, são os artilheiros do Brasil no torneio com quatro gols cada.

A seleção brasileira está sendo representada por uma equipe sub-20 no Pan. Antes de derrotar o México, os brasileiros venceram a Colômbia (4 a 0), a República Dominicana (5 a 0) e Cuba (2 a 1).

No entanto, os brasileiros sabem que, contra a Argentina, não existe favoritismo. "Eles jogam com três zagueiros, dois alas e dois volantes. É um sistema defensivo muito bom, que tenta explorar o erro do adversário e as jogadas aéreas", disse Valinhos. "O ideal é a gente fazer um gol no início, forçando eles a abrir o sistema", explicou.

O último confronto entre Brasil e Argentina nesta categoria foi no Sul-Americano do Uruguai, em janeiro. Os argentinos venceram por 1 a 0 e ficaram com o título. "Jogamos melhor e tomamos um gol bobo. Fica a lição. É uma final importante. Meus jogadores têm que encarar a Argentina como qualquer outra equipe", disse Valinhos.

Além da dúvida de Dagoberto, o Brasil terá outra alteração: o zagueiro Adaílton, do Vitória-BA, expulso contra o mexicanos, será substituído por Irineu, do Cruzeiro.

O time provável do Brasil terá Fernando Henrique, Coelho, Gabriel, Irineu e Leandro; Wendel, Dudu Cearense, Diego Souza e Cleiton Xavier; Dagoberto (William) e Wagner.

Especial
  • Perfil da delegação brasileira de futebol masculino
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página