Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2003 - 17h51

Cruzeiro quebra tabu da Ponte Preta e dispara na liderança do Brasileiro

da Folha Online

O Cruzeiro voltou a assumir a liderança isolada do Campeonato Brasileiro ao derrotar, na tarde deste domingo, a Ponte Preta, fora de casa, por 3 a 1. A partida, válida pela terceira rodada do returno do Nacional, foi realizada no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Com o triunfo, o Cruzeiro soma agora 51 pontos --três a mais do que o Santos-- e chegou a 15ª vitória neste Brasileiro. O clube campineiro, que chegou ao quinto tropeço consecutivo (três empates e duas derrotas), segue com 30 pontos, na 18ª posição.

A equipe comandada pelo técnico Wanderley Luxemburgo, que foi beneficiada pelos tropeços de Santos (derrotado pelo Figueirense) e São Paulo (empatou com o Criciúma), acabou com a sequência de 13 vitórias da Ponte Preta sobre clubes mineiros em seus domínios. O único resultado negativo em Brasileiros ocorreu em 1978, quando empatou sem gols com o Atlético-MG.

Motivado pela boa estréia na Copa Sul-Americana, quando derrotou o Palmeiras, na quarta-feira, em pleno Parque Antarctica, o Cruzeiro partiu para cima da equipe campineira e abriu o marcador aos 34min do primeiro tempo. O meia-atacante Alex invadiu a área e foi derrubado por Ângelo. O juiz Sérgio Cristiano Nascimento marcou pênalti, que foi convertido pelo colombiano Aristizábal. Este foi o 16º gol do atacante no Nacional, assumindo a vice-artilharia da competição, junto com são-paulino Luis Fabiano.

A Ponte Preta chegou ao gol de empate três minutos depois. Após a cobrança de escanteio, o goleiro cruzeirense Gomes dividiu com Ângelo e soltou a bola. Na sobra, Rafael Santos só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

Aos 44min, o Cruzeiro voltou a ficar à frente no marcador. Alex cobrou falta, na entrada da área, e colocou a bola no canto esquerdo do goleiro Lauro.

Na etapa complementar, o Cruzeiro seguiu impondo o ritmo do jogo e ampliou a vantagem aos 15min. O zagueiro Luís Carlos saiu jogando errado e a bola caiu no pés de Aristizábal. O atacante tocou para Márcio, que chutou por cima de Lauro.

O Cruzeiro volta a jogar pelo Brasileiro na quarta-feira, quando receberá o Coritiba, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. A Ponte Preta enfrentará o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina.

PONTE PRETA
Lauro; Luís Carlos, Gérson e Rafael Santos; Carlos Alexandre, Roberto, Ângelo (Piá), Nenê (Adrianinho) e Ronildo; Roger (Jean) e Fabrício Carvalho
Técnico: Abel Braga

CRUZEIRO
Gomes, Maurinho, Luisão, Edu Dracena e Leandro; Maldonado (Felipe Melo), Recife, Zinho (Sandro) e Alex; Márcio e Aristizábal (Alex Dias)
Técnico: Wanderley Luxemburgo

Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Juiz: Sérgio Cristiano Nascimento (RJ)
Cartões amarelos: Maldonado, Gomes (C); Roberto e Gérson (P)
Gols: Aristizábal, aos 34min, Rafael Santos, aos 37min, Alex, aos 44min do primeiro tempo; Márcio, aos 15min do segundo tempo

Especial
  • Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página