Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2003 - 17h57

No Rio, São Paulo perde chance de assumir a vice-liderança do Nacional

da Folha Online

O São Paulo desperdiçou neste domingo a oportunidade de assumir a segunda colocação do Brasileiro-2003. Em São Januário, no Rio, o time de Roberto Rojas perdeu por 3 a 2 para o Vasco, em uma partida emocionante na etapa final.

Com 50 pontos, o São Paulo está atrás de Cruzeiro (52) e Santos (54), líder da competição. O Vasco chegou aos 36 pontos.

O São Paulo entrou em campo reforçado por seu artilheiro no Nacional, Luís Fabiano, que voltou ao time após três jogos de suspensão. Foi numa reclamação contra Márcio Rezende de Freitas, diante do Atlético-PR, dia 17 de julho, que o atacante recebeu o cartão vermelho, posteriormente agravado com uma punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

Em campo, Rojas optou por uma escalação bastante conservadora: o 3-5-2. E nada de meio-campistas armadores. No esquema de Rojas, três volantes e dois alas tinham a missão de proteger a defesa e auxiliar o ataque.

O Vasco, por sua vez, apostou na formação ofensiva com Edmundo, Donizete e Régis.

A tática são-paulina era bem clara: esperar o avanço do adversário para tentar surpreender nos contra-atques. Mas, com pouca qualidade na armação das jogadas, o time paulista pouco conseguiu chegar ao ataque na etapa inicial.

O Vasco foi sempre mais perigoso. Aos 14min, Donizete recebeu a bola dentro da área são-paulina, tirou Rogério Ceni e chutou para fora. Aos 25min, Edmundo recebeu dentro da área, mas demorou para chutar e foi desarmado por Lugano.

Mas, aos 42min, não teve jeito. Edmundo deixou Beto livre e ele bateu no canto de Rogério Ceni, abrindo o placar.

Na etapa final, Roberto Rojas fez uma alteração tática no São Paulo, que passou a atuar no esquema 4-4-2. Gustavo Nery, um dos três zagueiros, foi jogar no meio-de-campo.

Logo aos 6min, o time paulista chegou ao empate. Luís Fabiano recebeu a bola na direita, invadiu a área adversária e foi derrubado pelo goleiro Fábio. Ele mesmo bateu e empatou a partida.

Aos 17min, o Vascou marcou novamente, quando o zagueiro Henrique aproveitou uma confusão na área adversária e tocou para o gol livre, após uma cobrança de escanteio.

Mas o Vasco mal teve tempo para comemorar. Dois minutos depois, Luís Fabiano recebeu um passe dentro da área e tocou com categoria, na saída de Fábio, empatando novamente a partida. Foi o 18º gol de Luís Fabiano na competição, dois a menos do que Dimba, do Goiás, o artilheiro do Nacional.

Aos 22min, no entanto, Edmundo colocou o Vasco novamente em vantagem após uma cobrança de falta em dois lances dentro da área são-paulina.

Aos 25min, Rico, dentro da pequena área, completamente livre, perdeu um gol incrível, que poderia ter dado o empate para o São Paulo.

Pelo Nacional, o São Paulo volta a jogar no próximo sábado, quando receberá o Paysandu. O Vasco entra em campo no próximo domingo, contra o São Caetano, no ABC.

VASCO
Fábio, Wellington Monteiro, Henrique, Wescley e Ozéia; Da Silva, Bruno Lazaroni e Beto; Edmundo (Igor), Donizete (Rubens) e Régis.
Técnico: Mauro Galvão

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Jean, Diego Lugano e Gustavo Nery; Leonardo, Adriano, Fábio Simplício (Aílton), Carlos Alberto (Fábio Santos) e Fabiano; Rico e Luís Fabiano (Diego Tardelli).
Técnico: Roberto Rojas

Local: estádio de São Januário, no Rio de Janeiro
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Cartões amarelos: Wescley, Edmundo e Fábio Simplício
Gols: Beto, aos 42min do primeiro tempo; Luís Fabiano, aos 6min, Henrique, aos 17min, Luís Fabiano, aos 19min, e Edmundo, aos 22min do segundo tempo

Especial
  • Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página