Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2000 - 19h41

São Paulo tenta acabar com 'efeito seleção' contra o Inter-RS

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O São Paulo pega o Inter amanhã, às 20h30, no Morumbi, pela Copa João Havelange, tentando parar a queda de rendimento que sofreu após a especulação de que seu técnico, Levir Culpi, iria dirigir a seleção brasileira.

No dia 1 de outubro, data da demissão de Wanderley Luxemburgo do comando da time nacional, o São Paulo era o primeiro colocado e tinha o melhor aproveitamento de pontos da competição.

A equipe paulista havia feito então 12 jogos, com 7 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota. Somava 25 pontos, um aproveitamento de 69,4%.
Além disso, era o time com menos derrotas na competição e tinha o melhor saldo de gols (13).

Agora, após a negativa de Luiz Felipe Scolari à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), e o aumento das chances de Levir Culpi ser convidado pela entidade para assumir o seleção, o São Paulo caiu bastante de rendimento.

Em 16 dias, o clube disputou cinco partidas, perdeu duas, empatou duas e ganhou uma, tendo somado cinco, ou 33,3%, dos 15 pontos em jogo.

Dessas derrotas, uma foi de goleada, por 5 a 1 para o Vitória, em Salvador. Contra o Grêmio, no Morumbi, o São Paulo tomou o gol de empate no último minuto depois de ter jogado pior a partida toda. E, também em casa, sofreu para vencer, no final, o lanterna Coritiba por 3 a 2 depois de estar perdendo por 2 a 1.

Por conta disso, o time de Culpi está agora em segundo lugar na classificação, com 30 pontos, um atrás do Cruzeiro, e em aproveitamento, com 58,8% contra 60% do Vasco.

Também já não é a equipe que menos perdeu (tem uma derrota a mais que o Vasco) e está com um saldo de gols inferior ao do Sport (12 contra 13).

A síndrome da queda de rendimento pós-seleção não parece ter afetado só o técnico Levir Culpi. Após terem sido convocados para jogos pelas eliminatórias da Copa-2002, o atacante França e o lateral-direito Belletti têm tido dificuldades para manter as boas atuações.

Logo após a partida da seleção contra os argentinos, França e Belletti se contundiram e levaram mais de um mês para se recuperar. Ao voltarem ao São Paulo, o atacante não conseguiu marcar os gols como estava acostumado, e o lateral acabou expulso no jogo contra o Coritiba.

Hoje, o técnico Levir Culpi se recusou a comentar assuntos relacionados à seleção brasileira. Porém disse que a queda de rendimento do time ocorreu devido às constantes mudanças na escalação por contusões e suspensões.

Já França afirmou que alguns jogadores podem sentir o "efeito seleção", mas não foi o seu caso. "Pode acontecer com alguns, mas não aconteceu comigo. Tive uma contusão, foi azar."

Ontem, contra o Botafogo, o São Paulo iniciou uma maratona de jogos. Além do Inter amanhã, o time pega o paraguaio Cerro Porteño, pela Copa Mercosul, na quinta, e o Guarani no próximo domingo, em partidas no Morumbi.

O plano de Levir Culpi é aproveitar a invencibilidade do time em casa neste semestre e conquistar seis pontos nos próximos dois jogos pela Copa JH para garantir matematicamente uma vaga entre os 12 que vão à próxima fase.

Contra o Inter, o lateral-direito Belletti, o zagueiro Ayala e o meia Beto devem voltar à equipe. Já o lateral-esquerdo Gustavo e o meia Fábio Simplício são dúvidas devido a problemas médicos.

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Belletti, Ayala Rogério Pinheiro e Gustavo (Alemão); Maldonado, Fábio Simplício (Alexandre ou Souza), Beto e Carlos Miguel; Sandro Hiroshi e França
Técnico: Levir Culpi

INTER-RS
João Gabriel; Denilson, Lúcio, Ronaldo e Dênis; Enciso, Carlinhos, Fábio Rochemback e Elivélton; Fabiano e Rodrigão
Técnico: Zé Mário

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Horário: 20h30
Juiz: Léo Feldman (RJ)

Leia mais sobre a Copa João Havelange

Leia mais sobre esporte na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página