Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2003 - 20h27

Ferrero enfrenta Agassi para se tornar o número um do tênis mundial

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O espanhol Juan Carlos Ferrero pode garantir neste sábado a liderança do ranking de entradas da ATP.

Ele enfrenta o americano Andre Agassi pelas semifinais do Aberto dos EUA e, se vencer, aparecerá no topo da lista na segunda-feira.

O ranking foi criado em agosto de 1973 e desde então somente 20 jogadores já foram número um.

Ferrero, 23, iniciou o Grand Slam americano na terceira posição e enfrenta Agassi pela quarta vez --acumula vantagem de 2 a 1.

"Estou jogando bem aqui. Não jogava bem em quadras duras havia muito tempo", afirmou Ferrero, que fez parte de sua preparação na Costa do Sauípe e nesta sexta venceu o australiano Lleyton Hewitt por 3 a 1 (4/6, 6/3, 7/6 e 6/1).

Foi a primeira vez que ele conseguiu passar pelo ex-número um do mundo em quatro partidas disputadas em quadras rápidas.

Em sua quinta participação no Aberto dos EUA, Ferrero registrava como melhor campanha as oitavas-de-final em 2000.

Especialista no saibro, o espanhol conquistou seu primeiro título de Grand Slam ao vencer Roland Garros nesta temporada.

Naquela ocasião, ele já afirmava que o topo do ranking passaria a ser prioritário em sua carreira.

Já Agassi, atual líder do ranking e vice-campeão, precisa vencer o torneio pela terceira vez (conquistou os troféus em 1994 e 1999) para se manter no posto.

Nesta sexta, o americano, o mais velho a alcançar o topo (33 anos), derrotou o argentino Guillermo Coria por 3 sets a 0 (6/4, 6/3 e 7/5) e se vingou da eliminação nas quartas de Roland Garros.

"Eu já derrotei vários campeões de Grand Slam e também já perdi de muitos", declarou Agassi sobre o confronto de hoje contra Ferrero. "É uma questão do que você apresenta no dia."

Mas a disputa pela liderança do ranking não está restrita a Ferrero e Agassi. O americano Andy Roddick, 21, que hoje passou, com facilidade, pelo holandês Sjeng Schalken por 3 a 0 (6/4, 6/2 e 6/3), também está no páreo.

Líder da Corrida dos Campeões, ranking que leva em consideração somente os resultados da atual temporada, Roddick acumula 16 vitórias consecutivas, a mais longa série da temporada.

"Estou me sentindo muito bem em quadra e joguei como desejava, especialmente no saque", disse Roddick, que também chega às semifinais pela primeira vez.

Seu adversário por uma vaga na decisão do Grand Slam americano sairia da partida entre o argentino David Nalbandian e o marroquino Younes El Ayanaoui.

Especial
  • Confira notícias, chaves e resultados de torneios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página