Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2003 - 17h24

Brasil tenta manter melhor retrospecto como mandante nas eliminatórias

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

A seleção brasileira enfrenta o Equador, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), em Manaus (AM), pela segunda rodada das eliminatórias da Copa da Alemanha-2006, tentando manter o retrospecto de nunca ter perdido como local na história do classificatório continental. O jogo terá acompanhamento lance-a-lance da Folha Online.

O Brasil é o único dos dez países membros da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) que jamais foi derrotado nessa competição jogando em casa. Mesmo a arqui-rival Argentina já tropeçou feio diante de sua torcida --no classificatório para a Copa-94, levou 5 a 0 da Colômbia.

As demais seleções do continente têm desempenho ainda pior em seus domínios. O Uruguai sofreu quatro reveses, seguido pela Bolívia (sete), Chile (oito), Equador (oito), Paraguai (oito), Peru (11), Colômbia (12) e Venezuela, que perdeu um total de 23 jogos.

Jogando pela primeira vez em um Estado nortista em eliminatórias, a equipe do técnico Carlos Alberto Parreira defende um tabu de quase 50 anos. Desde a primeira participação nessa competição, em 1954, o Brasil fez 27 partidas dentro de seu território e acumula 22 vitórias e cinco empates.

O selecionado nacional também jamais deixou de marcar ao menos um gol quando atuou como mandante no classificatório. Em dos 18 dos 27 jogos, a torcida brasileira presente ao estádio comemorou ao menos duas vezes (em sete deles, a equipe fez cinco ou mais gols).

Dos 27 jogos em casa, a defesa brasileira só foi vazada em dez oportunidades. No entanto o rival desta noite é um dos únicos dois que conseguiu fazer dois gols. Nas eliminatórias para a Copa-2002, os equatorianos perderam por 3 a 2, no Morumbi. A outra foi a Colômbia, na derrota por 6 a 2, no Maracanã, pelo classificatório do Mundial-1970.

NA TV - Brasil x Equador, ao vivo, às 22h, na Globo.

BRASIL
Dida; Cafu, Lúcio, Roque Júnior e Roberto Carlos; Emerson, Gilberto Silva, Zé Roberto e Ronaldinho; Rivaldo e Ronaldo
Técnico: Carlos Alberto Parreira

EQUADOR
Ceballos; De la Cruz, Hurtado, Espinosa e Reasco (Fricson Jorge); Obregón, Ayovi, Méndez, E. Tenorio e Chalá; Carlos Tenorio
Técnico: Hernán Darío Gómez

Local: estádio Vivaldo Lima, em Manaus
Horário: 22h (de Brasília)
Juiz: Luis Vladimir Solórzano (VEN)

Especial
  • Eliminatórias
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página