Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2003 - 10h20

Schumacher vence fácil o GP da Itália e segue na liderança do Mundial

Publicidade

da Folha Online

O piloto alemão Michael Schumacher, da Ferrari, voltou a vencer uma prova do Campeonato Mundial de F-1 após três meses. O pentacampeão da categoria conquistou a vitória no GP da Itália --14ª etapa do campeonato--, neste domingo, em Monza, e segue na liderança.

Com a vitória, Schumacher aumentou para três pontos a vantagem sobre o vice-líder, o colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams, que terminou na segunda colocação a prova italiana. O piloto alemão lidera com 82.

Schumacher, que voltou a largar na pole após sete corridas --a última havia sido no GP da Áustria, em maio-- não vencia uma corrida na categoria desde o GP do Canadá, em junho.

Rubens Barrichello, da Ferrari, que terminou a prova em terceiro, entrou para o grupo dos dez pilotos que mais disputaram corridas na história da F-1 (176). O brasileiro soma agora 55 pontos e assumiu a quinta colocação, ao lado do espanhol Fernando Alonzo, que terminou em oitavo.

O finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, que estava dois pontos atrás de Schumacher, acabou na quarta colocação. Com o resultado em Monza, a diferença para o líder subiu para sete pontos --Raikkonen tem 75.

O mineiro Cristiano da Matta (Toyota) largou na 12ª posição, mas abandonou a prova logo na terceira das 53 voltas com problemas nos pneus traseiros, o que o fez rodar na pista e parar na caixa de brita.

As primeiras posições do pelotão principal foram mantidas desde a largada. Nas primeiras voltas, Montoya chegou a ultrapassar Schumacher, mas errou na curva e acabou levando o troco do alemão.

Na ponta, Schumacher tentava abrir vantagem sobre Montoya, mas não conseguia, ficando sempre cinco segundos à frente do colombiano até a 15ª volta, quando os pilotos fizeram a primeira parada nos boxes.

Após o pit stop, as posições se mantiveram inalteradas, mas Montoya começou a apresentar um desempenho melhor e dimuniui a desvantagem para três segundos. Já Barrichello, que estava próximo do colombiano antes da parada, deixou os boxes seis segundos atrás do rival.

Na 30ª volta, Montoya chegou a estar um segundo atrás de Schumacher, mas seu carro teve uma queda de rendimento e ele teve que antecipar a segunda parada para a 33ª volta. Schumacher parou na volta seguinte.

Nas últimas 19 voltas, o alemão não foi ameaçado, pois o rival da Williams preferiu manter o segundo lugar do que arriscar --Schumacher terminou a prova com mais de cinco segundos de vantagem.

Confira os primeiros colocados do GP da Itália
1. Michael Schumacher (ALE/Ferrari) - 1h14min19s838
2. Juan Pablo Montoya (COL/Williams-BMW) - 1h14min24s840
3. Rubens Barrichello (BRA/Ferrari) - 1h14min30s846
4. Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes) - 1h14min31s846
5. Marc Gené (ESP/Williams-BMW) - 1h14min46s846
6. Jacques Villeneuve (CAN/BAR-Honda) - a 1 volta
7. Mark Webber (AUS/Jaguar-Cosworth) - a 1 volta
8. Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 1 volta

Classificação
1. Michael Schumacher - 82 pontos
2. Juan Pablo Montoya - 79
3. Kimi Raikkonen - 75
4. Ralf Schumacher - 58
5. Fernando Alonso - 55
6. Rubens Barrichello - 55
7. David Coulthard - 45
8. Jarno Trulli - 24
9. Mark Webber - 17
10. Jenson Button - 12
11. Giancarlo Fisichella - 10
12. Cristiano da Matta - 8
13. Heinz-Harald Frentzen - 7
14. Olivier Panis - 6
15. Jacques Villeneuve - 6
16. Marc Gené - 4
17. Nick Heidfeld - 2
18. Ralph Firman - 1

Especial
  • Confira notícias, classificação e calendário da F-1
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página