Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2009 - 16h41

Fifa suspende Federação Iraquiana de Futebol por ingerência

Publicidade

da Folha Online

Através de seu Comitê de Emergência, a Fifa anunciou nesta sexta-feira que suspendeu a Federação Iraquiana de Futebol por ingerências governamentais, proibindo assim as seleções e clubes do país de participarem de partidas internacionais.

O imbróglio começou com a dissolução do órgão de direção da Federação Iraquiana de Futebol, ordenada pelo Comitê Olímpico do Iraque, e a tomada da sede da mesma pelas forças de segurança do governo. Para a Fifa, a medida foi "incompreensível" e totalmente contrária a seus estatutos.

Nesta semana, a entidade deu um prazo de 72 horas para que o Iraque restabelece as funções da direção da Federação Iraquiana de Futebol e devolvesse sua sede.

A suspensão, segundo comunicado da Fifa, se manterá "até que o Comitê Olímpico do Iraque revogue sua decisão e a Federação Iraquiana recupere o controle total de sua sede".

Além de proibir os jogos internacionais de clubes e seleção, a Fifa vetou o direito de voto do Iraque em qualquer congresso organizado por organismos internacionais, e também o direito de receber ajuda econômica.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página