Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2009 - 09h00

Tumulto marca entrada da torcida no estádio do Maracanã

Publicidade

da Folha de S.Paulo, no Rio

O esquema montado para receber a torcida do Flamengo no Maracanã fracassou, e o caos tomou conta dos arredores do estádio, que deverá receber a final da Copa de 2014. A tarde teve longas filas, invasões, roubos de ingressos, torcedores pulando roleta, tiros de balas de borracha, gás lacrimogêneo, spray de pimenta e bilhetes falsos.

A estudante Fernanda Zacarão, 16, ficou mais de três horas na fila para ver o jogo das cadeiras inferiores. A espera acabou em desistência porque a fila não andava. Somente a cinco minutos do início do jogo, a PM conseguiu organizar a entrada desse setor, nos portões 18 e 19.

O auxiliar de serviços gerais Válber de Oliveira, 33, deixou o estádio com o pé direito ferido, segundo ele por um tiro de bala de borracha da PM. "Eles não têm preparo", reclamou.

Ao lado de Oliveira, outro torcedor, identificado apenas como Renato por um amigo que o acompanhava, sangrava e sofria convulsões, após ser agredido por ladrões que roubaram seu ingresso na fila.

Segundo o coronel da PM Marcus Jardim, chefe do 1º CPA (Comando de Policiamento de Área), as confusões foram criadas pelo excesso de pessoas no mesmo horário. "O número de roletas é limitado e veio muita gente ao mesmo tempo", disse. "A responsabilidade por organizar a entrada não é da polícia, mas da Suderj [Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro]."

A queixa contra policiais relatada à Folha de S.Paulo não foi registrada no plantão da 18ª DP, montado no Maracanã, mas o subtenente da PM Ozéas do Nascimento foi preso por vender ingressos como cambista e ameaçar o delegado Gláucio Santos.

O policial estava com um funcionário da Suderj, Valter Matos Nogueira Júnior, também preso como cambista. Até as 21h, quatro cambistas haviam sido presos.

No Leblon, o torcedor Flávio Alberto Seadi, 26, morreu atropelado por um caminhão durante a comemoração de um gol. O motorista acelerou ao se assustar com torcedores que bateram na lataria do veículo.

Comentários dos leitores
luiz carlos carvalho (27) 27/01/2010 20h13
luiz carlos carvalho (27) 27/01/2010 20h13
Zico... com todo respeito que vc merece... quando o flamengo tava naquela m... vc nem quis saber... agora que ganhou um titulo de presente vc vem babando por um carguinho...mas nao se iluda...o flamengo continua a mesma m... só deu sorte... sem opinião
avalie fechar
forzan adriano (55) 27/01/2010 17h58
forzan adriano (55) 27/01/2010 17h58
Zico, jogando no Maracanã sim era o REI, fazia gols no olaria . bangú, bonsucesso, madureira, etc, mas quando era pra valer a coisa mudava de figura... tinha quase toda a mídia carioca do seu lado , senão seus 7 irmãos partia pra cima de quem falasse AH do galinho... queria por que queria ser vendido pra Italia e montou uma chacrinha - 1982 - e perdeu a copa... jogando todas contra o FLU, do ROMERITO, perdeu todas, jogando pela libertadores , no maracanã contra o PENÃROL ( DO vALENTIN ) quando o brasileiro Gonçalvez deu um show de bola também perdeu e o Peñarol se classificou... como tecnico, coisa + recente não ganhou nada expressivo... sem opinião
avalie fechar
gilberto scarpa (420) 27/01/2010 09h07
gilberto scarpa (420) 27/01/2010 09h07
ZICO ! apelidado de galinho de Quintino, rodou o mundo, mas foi no maracanã que deitou, rolou e criou fama, MAS NUNCA FOI CAMPEÃO DO MUNDO PELA SELEÇÃO !!!!! como técnico, ocorreu o mesmo, rodou...rodou...rodou...e nunca foi nada !!!!! agora volta ao seu flamengo ??????será que quando der entrevistas vai fazer aquela boquinha de chupa ovo , falando pausadamente : aja saco ?????. 22 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (123)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página