Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2009 - 02h30

Ranking Folha do Futebol Mundial segue padrão da lista nacional

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O Ranking Folha do Futebol Mundial segue os mesmos padrões do Ranking Folha, porém leva só em conta disputas interclubes internacionais. De maneira geral, ele dobra os pontos da lista nacional. O Mundial de Clubes vale 80 e 50 pontos para campeão e vice, respectivamente (o ranking nacional dá 40 e 25 pontos).

A lista mundial, criada em 2002 e institucionalizada em 2003, computa títulos e vices de competições oficiais que tiveram significativa relevância e uma boa seqüência.

Assim, não entram no ranking o Sul-Americano de 1948 e as Copas Rio, jogadas na década de 50.

Também não são computados torneios esporádicos criados pela Conmebol nos anos 90, como Copa Ouro e Masters da Supercopa e da Conmebol.

Neste ano, a Conmebol voltou a organizar a Copa Suruga Bank, jogo entre os vencedores da Copa Sul-Americana e da Copa da Liga do Japão. O Inter ficou com a taça que no ano anterior foi do Arsenal de Sarandí, mas tal disputa não é computada na lista.

A competição não tem paralelo em outros continentes, sendo mais um duelo com fins comerciais.

No ranking, torneios de continentes de maior tradição no futebol têm mais peso. Europa e América do Sul, as potências da bola, seguem decidindo o Mundial. A Oceania, cujas disputas ficaram ainda mais fracas após a saída dos australianos para a Ásia, fica com o menor peso.

O ranking completo conta com 337 times de 94 países diferentes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página