Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2003 - 21h00

Gustavo Kuerten fecha ano em 15º lugar na Corrida dos Campeões

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O título no Torneio de São Petersburgo, obtido há pouco mais de uma semana, permitiu que Gustavo Kuerten, 27, terminasse a temporada na 15ª posição na Corrida dos Campeões, colocação confirmada nesta segunda-feira pela Associação dos Tenistas Profissionais.

Guga acumula 294 pontos.

Apesar de ter amargado uma longa série de maus resultados durante 2003, Kuerten melhorou sua posição em relação à temporada passada, quando terminou na 36º posição. O brasileiro conseguiu recuperar 21 posições.

O objetivo inicial de Guga para este ano, porém, não foi alcançado: retornar ao grupo dos dez melhores tenistas do mundo.

No ranking de entradas, o tenista brasileiro aparece em 16º, totalizando 1.470 pontos. Ele ganhou uma posição em relação à lista divulgada na última semana.

Os dois títulos conquistados por Guga na temporada, nos torneios de Auckland, em janeiro, e São Petesburgo, seu principal título desde que foi submetido à cirurgia no quadril no ano passado, há pouco mais de uma semana, o ajudaram a se manter entre os 15 melhores tenistas do mundo.

Em São Petersburgo, venceu as cinco partidas que disputou sem perder nenhum dos sets.

Também contaram a seu favor ter sido finalista em no Master Series de Indian Wells, em março, e semifinalista nos torneios da Costa do Sauípe, de Acapulco e de Buenos Aires. Além disso, disputou as quartas-de-final em Long Island, Barcelona e Los Angeles.

Mau momento

Desde março, porém, Guga não conseguia passar das quartas-de-final no saibro e registrou sua pior campanha nas quadras rápidas na América do Norte. Também, junto com o Brasil, foi rebaixado para a segunda divisão da Copa Davis.

O último compromisso de Kuerten neste ano, mas que não conta pontos para nenhum dos rankings, será a disputa de um torneio de exibição, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

A competição, que tem início quarta e que anteriormente consistia em um desafio entre brasileiros e argentinos, terá novo formato este ano. Ela reunirá seis tenistas, divididos em dois grupos. A final acontece sábado à noite.

Completam o grupo de Guga, que desembarca em São Paulo quarta, Nicolas Lapentti e Mariano Zabaleta. O catarinense estréia na quinta-feira, às 20h, contra Zabaleta. Na sexta-feira, também às 20h, Kuerten enfrenta Lapentti. Os vencedores de cada grupo disputam a final no sábado.

O outro grupo do torneio é composto por Flávio Saretta, Gaston Gaudio e Fernando Gonzalez.

Especial
  • Confira notícias, chaves e resultados de torneios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página