Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2003 - 18h21

Fina confirma "recall" de testes do Mundial de desportos aquáticos

Publicidade

da Folha Online

Devido à descoberta do esteróide anabolizante THG (tetraidrogestrinona), a Fina (Federação Internacional de natação) anunciou nesta quarta-feira que as 312 amostras de urina coletadas durante o Mundial, em julho, em Barcelona (Espanha), passaram por novos testes.

Em comunicado, a entidade disse que decidiu realizar novos testes antidoping nas 312 amostras coletadas durante as provas de natação, saltos ornamentais, nado sincronizado, maratonas aquáticas e pólo aquático, tendo em conta os últimos fatos relacionados ao THG.

A intenção da Fina de promover o "recall", seguindo o exemplo do que pretende a Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo), tem por objetivo descobrir se houve algum atleta que usou o tetraidrogestrinona, que não era detectado pelos antigos exames.

Apesar da preocupação da entidade, não se sabe de nenhum nadador flagrado com o THG. O único doping confirmado no Mundial de Barcelona foi o de Nataliya Khudyakova, sétima colocada nos 50 m borboleta. A ucraniana teve exame positivo para estanozolol, um esteróide anabólico.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página