Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2003 - 15h28

EUA vão punir doping por esteróides com suspensão vitalícia

Publicidade

da Folha Online

A USATF (Federação Norte-Americana de Atletismo) vai punir o doping por esteróides com suspensão vitalícia do esporte. A decisão foi aprovada neste domingo no congresso da entidade na cidade de Greensboro, na Carolina do Norte.

Os atletas norte-americanos deram apoio unânime ao programa antidoping "Tolerância Zero" e apenas um voto negativo foi registrado entre as centenas de delegados que aprovaram a resolução. A medida será implementada imediatamente.

"Estou completamente satisfeito", disse o corredor Jon Drummond, membro da junta de diretores da USATF. "Isso mostra que estamos fazendo algo para somar o jogo limpo ao esporte. Convidamos o resto do mundo a adotar o programa, para que todo o movimento olímpico fique limpo."

A aprovação do programa é a resposta da entidade ao escândalo iniciado em outubro, quando foi descoberto um novo esteróide anabolizante de origem sintética, o THG (tetrahidrogestrinona). Quatro atletas norte-americanos foram pegos no exame antidoping durante competições nacionais em junho, entre eles a corredora Regina Jacobs.

O maior problema aconteceu com Jerome Young, campeão olímpico no revezamento 4x400 m rasos em Sydney-2000. Em 1999, ele foi pego no antidoping, mas a USAF "limpou" sua ficha para que ele pudesse competir na Olimpíada. Outro atleta cujo teste teve resultado positivo para o THG foi o britânico Dwayne Chambers, ex-campeão europeu dos 100 m rasos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página