Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2003 - 14h54

Atleta norte-americano acusa a Iaaf de tentar "encobrir" doping

Publicidade

da Folha Online

O atleta norte-americano C. J. Hunter acusou os dirigentes da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) de terem proposto encobrir seu caso de doping se ele fingisse uma lesão e renunciasse sua participação nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, informou nesta terça-feira o jornal norte-americano "San Jose Mercury News".

Hunter, ex-marido da velocista Marion Jones, contou ao periódico que a proposta foi apresentada pelo húngaro Istvan Gyulai, secretário geral da Iaaf, antes do meeting de Bruxelas (Bélgica), em 25 de agosto de 2000. De acordo com o atleta, Sandro Giovannelli, diretor de competições da Iaaf, também estava presente no encontro.

Segundo Hunter, os dirigentes da Iaaf queriam dessa forma abafar um escândalo maior sobre o atletismo antes dos Jogos Olímpicos de Sydney e haviam pedido ao atleta que participasse do meeting de Bruxelas apesar de ter sido flagrado em um antidoping para nandrolona (esteróide anabólico).

De acordo com o jornal, a Iaaf recomendou que Hunter alegasse uma lesão e desistisse de participar dos Jogos de Sydney. "Não diga nada e faremos tudo o que for necessário para que você possa retornar no próximo ano", teria proposto o secretário da Iaaf segundo Hunter.

Segundo o "San Jose Mercury News", Gyulai reconheceu na semana passada que teve um encontro com Hunter, mas negou qualquer tentativa de esconder o exame positivo do atleta. O dirigente da Iaaf afirmou que pode ter sido mal interpretado pelo esportista.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página