Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2004 - 04h24

Popó vence Grigorian por pontos e é campeão dos leves da OMB

Publicidade

JORGE BLAT
da Folha Online

O pugilista brasileiro Acelino Freitas, o Popó, derrotou, na madrugada deste domingo (horário de Brasília), o armênio Artur Grigorian, campeão da OMB (Organização Mundial de Boxe), e conquistou o cinturão da categoria dos leves, o terceiro de sua carreira. A luta foi decidida por pontos, e os juizes foram unânimes. O combate aconteceu em Connecticut (EUA).

Popó, que derrubou Grigorian quatro vezes no combate, é o atual campeão mundial da categoria dos superpenas pela AMB (Associação Mundial de Boxe) e pela OMB.

Com a vitória, o lutador baiano se tornou o segundo pugilista brasileiro a se sagrar campeão mundial em categorias diferentes. O primeiro foi Eder Jofre, campeão nas categorias galo e penas, nas décadas de 60 e 70, respectivamente.

Popó possui agora em seu cartel 35 vitórias --somente quatro delas não foram por nocaute. Já Grigorian, que jamais havia sido derrotado, possui 36 vitórias, com 22 por nocaute. O lutador do Uzbequistão havia ganho o título dos leves em abril de 1996 e manteve o cinturão em 17 oportunidades.

O boxeador brasileiro terá um mês para decidir se continua lutando pela categoria peso leve, abdicando dos títulos do superpenas, ou retorna para a categoria inferior.

A luta

Os três primeiros assaltos foram de estudo. Os dois pugilistas mantiveram distância, procurando a melhor maneira de colocar os golpes. O campeão demonstrava uma leve iniciativa, mas Popó se movimentava bem e girava em volta de Grigorian, fugindo das tentativas do campeão.

No quarto assalto a superioridade de Popó começou a ficar evidente. O brasileiro acertou a distância e começou a soltar os seus golpes. A um minuto e meio do final do round, Popó aplicou uma sequência de socos que culminou com um direto de direita, e Grigorian caiu. Até o final do round, Grigorian resistiu ao duro castigo aplicado pelo brasileiro.

Popó continuou dominando a luta. No sexto assalto, novamente uma direita derrubou o campeão. O soco pareceu mais um empurrão, mas o juiz abriu a contagem contra Grigorian.

No sétimo assalto, Grigorian já mostrava estar visivelmente cansado. Popó, por sua vez, continuava com sua estratégia de se movimentar bastante, bater no adversário e sair.

O campeão até esboçou uma reação neste round. Aplicou um bom golpe no rosto de Popó, mas a resposta do brasileiro foi quase imediata: na troca dura de golpes, Popó foi melhor, acertou o rosto de Grigorian, que caiu pela terceira vez.

No oitavo round, Popó continuou colocando os melhores golpes. Num deles, o soco empurrou novamente Grigorian, que caiu pela quarta vez. O campeão reclamou da queda, mas o juiz abriu a contagem novamente.

Do nono até ao final da luta, Popó apenas administrou o combate. Grigorian, cansado, já não esboçava reação.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página