Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2004 - 09h17

Temporada 2003 destaca clubes emergentes

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A América do Sul conheceu para valer o Cienciano, do Peru, apenas em 2003, mas outros continentes também destacaram equipes que só agora despontam com força no cenário mundial.

Dos 20 times que acumularam pontos no Ranking Folha do futebol mundial na temporada, cinco nunca tinham feito final internacional.

O Cienciano conseguiu inédito título para o futebol de seu país ao bater na final da Copa Sul-Americana o tradicional River Plate. Após um 3 a 3 em Buenos Aires, venceu por 1 a 0 em Arequipa.

Na África, dois clubes apareceram como novidades. O campeão do continente foi o nigeriano Enyimba, equipe que era mais conhecida até agora por ter enfrentado a Inter de Milão em 2001 em jogo festivo que marcou a volta do brasileiro Ronaldo aos gramados.

O Enyimba superou o egípcio Ismaily na final da Copa dos Campeões da África. Após vencer em casa por 2 a 0, perdeu fora por 1 a 0 e acabou erguendo o troféu.

O camaronês Cotonsport de Garoua foi batido em sua primeira vez em uma final continental. Decidiu a Copa CAF com o Raja Casablanca, mas foi derrotado no jogo de ida (2 a 0). Na volta, ficou apenas em um empate sem gols.

Na Ásia, a final foi 100% surpresa. Al Ain, dos Emirados Árabes, e BEC
Tero Sasana, da Tailândia, foram batizados em decisões internacionais. O primeiro, animado com a realização do Mundial sub-20 em seu país, levou a melhor: 2 a 0 e 0 a 1.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página