Publicidade
Publicidade
Iaaf oficializa caso de doping de Marizete
Publicidade
A Iaaf, entidade que comanda o atletismo, suspendeu na segunda-feira preventivamente a brasileira Marizete Rezende, 29, pega no antidoping feito na Meia-Maratona do Rio, em setembro. A fundista ficou famosa ao conquistar o título da São Silvestre em 2002.
O exame de Marizete detectou a presença de EPO (eritropoietina), droga que estimula a produção de glóbulos vermelhos, melhorando a oxigenação sanguínea. A atleta havia alegado, em sua defesa, que tomara eprex, remédio que contém EPO em sua fórmula, para fazer um tratamento médico.
O problema é que o uso da droga sem anuência da federação internacional fere a legislação antidoping. Segundo a entidade, "se um tratamento com EPO era necessário, deveria ter sido feito um pedido de autorização, de acordo com os procedimentos da Iaaf".
Marizete, que havia vencido a competição no Rio, ficou sem receber o prêmio por causa da pendência do exame antidoping.
Com suas explicações rejeitadas, a corredora ainda tentou argumentar que houve irregularidade na coleta. Mais uma vez, a Iaaf não aceitou sua justificativa.
Como a análise de amostra B deu resultado positivo, o caso foi oficializado. Marizete será julgada pelo STJD da Confederação Brasileira de Atletismo. Se condenada, poderá recorrer à Corte de Arbitragem do Esporte, em Lausanne (Suíça) --a fundista está sujeita a uma suspensão de dois anos.
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Schumacher é pole, mas punido dá lugar para a Red Bull; Massa é o 7º
- Clássico local na Libertadores é privilégio de paulistas
- Guardiola diz que título não é o fim da sua história no Barça
- Ex-técnico da França diz que espera no mínimo semi da Euro
- Destaques da TV deste sábado
+ Comentadas
- Neymar sonha com final contra o Boca para reviver Pelé e vingar Robinho
- Cássio ganha status de herói após salvar o Corinthians
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.






Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV