Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2004 - 03h49

Federer arrasa Safin e conquista o Aberto da Austrália

Publicidade

da Folha Online

O suíço Roger Federer, 23, venceu facilmente na madrugada deste domingo (horário de Brasília) o russo Marat Safin por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3), 6/4 e 6/2, e conquistou o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada.

A final prometia ser um confronto mais equilibrado, mas o cansaço de Safin --jogou oito horas a mais que seu rival na competição-- pesou e o russo não resistiu ao jogo de Federer, número um do ranking de entradas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

Safin (86º) cometeu 41 erros não-forçados nos três sets, enquanto na semifinal, contra o americano Andre Agassi, havia errado apenas 48, nos cinco sets. O russo fez apenas 19 pontos sem erros do adversário, contra 40 do suíço.

O saque foi importante no jogo. Federer acertou 53% do primeiro serviço, com oito aces e apenas duas duplas faltas. O suíço cometeu apenas 28 erros não-forçados.

Federer conquista seu segundo título de Grand Slam em sua carreira. No ano passado, o suíço ganhou o torneio de Wimbledon. Ele chegou ao topo do ranking de entradas nas quartas-de-final, quando o russo Safin derrotou o americano Andy Roddick. O novo campeão da Austrália embolsou um prêmio de € 722 mil, o dobro de Safin.

A caminhada de Federer ao título foi arrasadora. O suíço superou os norte-americanos Alex Bogomolov Jr. e Jeff Morrison e o australiano Todd Reid nas três primeiras rodadas.

Nas oitavas-de-final, venceu o australiano Lleyton Hewitt, ex-número um do mundo, diante da torcida local. Depois bateu o argentino David Nalbandián e, nas semifinais, eliminou o espanhol Juan Carlos Ferrero por 3 sets a 0.

Com o jogo deste domingo, Federer e Safin já se enfrentaram cinco vezes. O suíço possui agora quatro triunfos contra apenas uma derrota. A única vitória do russo ocorreu nas quartas-de-final do Torneio de Moscou, em 2002.

No mesmo ano, o número um do ranking venceu Safin na final do Torneio de Hamburgo e na disputa entre Suíça e Rússia pela Copa Davis. Federer superou pela primeira vez o russo na rodada de abertura do Torneio de Roma, em 2001.

Com agências internacionais

Especial
  • Confira notícias, chaves e resultados de torneios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página