Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2004 - 00h13

Guga perde na final de Viña del Mar e mantém jejum de títulos no saibro

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O tenista Gustavo Kuerten foi derrotado pelo chileno Fernando Gonzalez por 2 sets a 0, na noite deste domingo (madrugada de segunda no Brasil), na final do Torneio de Viña del Mar (Chile), e desperdiçou a oportunidade de encerrar o mais longo jejum de títulos em quadras de saibro de sua carreira desde que venceu Roland Garros pela primeira vez, em 1997. As parciais foram de 7/5 e 6/4.

O brasileiro não é campeão sobre seu piso predileto, no qual conquistou 13 de seus 19 títulos, desde julho de 2001, quando triunfou no Torneio de Stuttgart, na Alemanha, há 134 semanas.

No primeiro set, Guga quebrou o serviço do rival, número 36 no ranking de entradas, logo no primeiro game. Mas Gonzalez se recuperou e venceu no saque do brasileiro no décimo e no 12º games para fechar em 7/5.

A segunda parcial teve uma sucessão de quebras de serviço. Kuerten começou mal e permitiu que o rival vencesse os dois primeiros games, mas devolveu a quebra no terceiro. No quarto, mais uma vez o brasileiro não conseguiu confirmar seu saque. No game seguinte, foi a vez de Gonzalez perder sacando.

Com mais um quebra no décimo game, o tenista local, apoiado pela torcida, fechou o set em 6/4. Este foi o quarto título de sua carreira --o segundo em Viña del Mar, onde também foi campeão em 2002.

Apesar de ter seus melhores desempenhos na carreira jogando no saibro, principalmente nas temporadas de 2000 e 2001, Guga, atual número 17 do mundo, não conseguiu resultados expressivos na terra batida no ano passado.

Nos Masters Series disputados nesta superfície, seu melhor desempenho aconteceu em Hamburgo (ALE), em que chegou à terceira rodada. Em Roland Garros (FRA), único Grand Slam disputado no saibro, caiu nas oitavas-de-final.

Os dois únicos títulos conquistados pelo brasileiro em 2003 vieram em quadras rápidas:Auckland, na Nova Zelândia, e São Petersburgo, na Rússia.

Guga agora viaja para a Argentina, onde disputa o Torneio de Buenos Aires, que começa nesta segunda-feira e também é jogado em quadras de saibro. Ele enfrenta o espanhol David Ferrer na estréia, provavelmente na terça-feira.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página