Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2004 - 20h52

Copa dos Campeões da Europa vira liga de ascendentes

Publicidade

RODRIGO BUENO
da Folha de S.Paulo

Nem Real Madrid nem Arsenal nem Milan. A Copa dos Campeões, principal interclubes do planeta, virou uma liga de times ascendentes. Apenas um dos semifinalistas do torneio é membro do G14, o grupo que reúne os clubes mais poderosos da Europa.

Nesta quarta, o La Coruña precisava vencer o Milan por quatro gols de diferença ou por 3 a 0. Conseguiu um 4 a 0 e eliminou o mais badalado time italiano da temporada.

Ao lado de Real Madrid e Arsenal, que saíram da competição ontem após derrotas para Monaco e Chelsea, respectivamente, o Milan era favorito ao título europeu (é o atual campeão).

Agora, só o Porto representa a elite do futebol europeu na nobre disputa. A equipe portuguesa empatou hoje em 2 a 2 com o Lyon na França e conseguiu sua vaga.

Se na temporada passada houve final italiana, agora não há defensor do "calcio" na semifinal. Dos semifinalistas, apenas o Porto já obteve o cobiçado título europeu --o time português é um dos menos influentes dentro do G14.

Chelsea, La Coruña e Monaco fazem as melhores campanhas de suas histórias. O time inglês, o primeiro londrino a alcançar esta fase, é o símbolo maior dos times ascendentes na Europa. Foi adquirido pelo magnata russo Roman Abramovich e bateu recorde de investimentos na temporada.

No jogo disputado na Galícia hoje, o La Coruña conseguiu sair em vantagem rapidamente. Aos 5min, Pandiani girou na entrada da área e bateu cruzado para vencer Dida. O goleiro brasileiro falhou no segundo gol espanhol, aos 35min, ao não interceptar cruzamento na pequena área que Valerón aproveitou de cabeça.

Ainda na primeira etapa o La Coruña conseguiu o terceiro. Luque escapou pela esquerda e chutou no ângulo de Dida aos 44min.

O Milan, que havia vencido em Milão por 4 a 1 com show de Kaká, pouco criou na partida. O meia-atacante esteve apagado, e os defensores brasileiros tiveram atuação pobre. No segundo tempo, o rival galego manteve o ritmo, seguiu pressionando a equipe de Carlo Ancelotti e fechou o placar com o reserva Fran aos 31min.

Após ter eliminado a Juventus nas oitavas-de-final, o La Coruña despachou o último representante italiano do torneio. O técnico do time espanhol, Javier Irureta, havia prometido percorrer os mais de 800 km do caminho de Santiago de Compostela de joelhos se sua equipe avançasse.

"Tínhamos no fundo uma esperança de classificação. Jogamos um primeiro tempo sensacional e, no segundo tempo, jogamos com muita inteligência. Nossa torcida ficou motivada depois do que ocorreu com o Real Madrid ontem", disse ele.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página