Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2004 - 08h12

Quatro jogos abrem neste sábado os playoffs da NBA

Publicidade

da Folha Online

Os playoffs de uma das temporadas mais equilibradas dos últimos tempos na NBA, liga norte-americana de basquete, começam a ser disputados neste sábado. Quatro confrontos acontecem neste primeiro dia: Indiana Pacers x Boston Celtics, New Jersey Nets x New York Knicks, San Antonio Spurs x Memphis Grizzlies e Los Angeles Lakers x Houston Rockets.

O duelo entre os Pacers e os Celtics, em Indianápolis, promete bastante rivalidade, já que o time de Boston eliminou os rivais na primeira fase dos playoffs da temporada passada. O time da casa fez a melhor campanha de toda a liga na fase de classificação, com 61 vitórias e 21 derrotas, contra 36 vitórias e 46 derrotas dos Celtics.

O principal destaque do Indiana é o ala-pivô Jermaine O'Neal, que durante a fase de classificação teve médias de 20,1 pontos e dez rebotes por jogo. Outros jogadores que podem fazer a diferença são o ala-armador Ron Artest e o ala Al Harrington. No Boston, as esperanças ficam sobre o ala-armador Paul Pierce, um dos principais responsáveis pela eliminação do Indiana no ano passado.

No confronto entre os rivais locais New Jersey e New York, o favoritismo é todo dos Nets, campeões da Conferência Leste nas duas últimas temporadas. O grande duelo será entre os astros dos dois times, os armadores Jason Kidd e Stephon Marbury. O time de Nova Jersey, no entanto, é mais completo, com destaque para o ala-pivô Kenyon Martin e o ala Richard Jefferson.

A série entre os atuais campeões, o San Antonio Spurs, e o Memphis Grizzlies, que disputa os playoffs pela primeira vez em sua história, promete jogos disputados. No time texano, além do ala-pivô Tim Duncan, os destaques ficam por conta do armador francês Tony Parker e do ala turco Hedo Turkoglu. O argentino Manu Ginóbili é uma boa opção no banco.

Pelo Memphis, outro jogador estrangeiro promete dar trabalho: o ala-pivô espanhol Pau Gasol, maior cestinha do time do Tennessee. O armador Jason Williams e o ala James Posey também devem causar dificuldades aos Spurs. Mesmo terminando com campanha inferior na fase de classificação (50 vitórias e 32 derrotas, contra 57 triunfos e 25 reveses dos texanos), os Grizzlies levam vantagem no retrospecto direto: venceram três dos quatro confrontos entre as duas equipes.

Na última partida do dia, acontece o esperado duelo entre os superpivôs --Shaquille O'Neal, do Los Angeles Lakers, e o chinês Yao Ming, do Houston Rockets. A série, no entanto, promete outros grandes confrontos entre os armadores Gary Payton e Steve Francis e os alas-armadores Kobe Bryant e Cuttino Mobley.

Para os Lakers, é a chance de coroar com vitória uma temporada cheia de percalços. Mesmo com quatro jogadores que têm vaga praticamente assegurada no Hall da Fama no futuro (O'Neal, Bryant, Payton e o ala-pivô Karl Malone), o time de Los Angeles enfrentou inúmeros problemas, como dificuldades de relacionamento, contusões de vários jogadores e a acusação de estupro contra Kobe Bryant.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página