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21/04/2004 - 09h26

Nacional começa a colher frutos dos pontos corridos

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da Folha de S.Paulo

O segundo Campeonato Brasileiro disputado por pontos corridos da história começa hoje embalado pelo sucesso nos negócios.

A competição, com cinco grandes parceiros comerciais e um aumento substancial no dinheiro arrecadado com publicidade estática, terá exposição nacional e internacional recorde na TV.

Cerca de 120 países e territórios receberão imagens do torneio, que repete a fórmula européia de disputa. "O sistema de pontos corridos ajuda a vender o torneio lá fora e a atrair investidores", afirma Mauro Holzzman, diretor-executivo do Clube dos 13.

No ano passado, o número de países que via o Brasileiro não chegava a 90. Internamente, a exposição na televisão será maior e mais lucrativa devido ao aumento do número de partidas transmitidas pelo sistema pay-per-view, que até encareceu neste ano o pacote básico do torneio: R$ 340. Antes custava R$ 240.

Pouca coisa vai escapar do olho eletrônico. Nas 34 rodadas que já têm televisionamento divulgado pela CBF, 324 dos 408 jogos estarão na TV. Os torcedores poderão acompanhar à distância 79,4% dos confrontos, isso contando TV aberta, a cabo e o pay-per-view.

A Premiere Sports, responsável pelo sistema em que o telespectador paga para ver a partida, já programou mostrar 442 jogos, o que representa 80,1% do torneio.

Em 2003, levando-se em conta todos os canais, 75% dos duelos do Nacional foram exibidos. De 552 confrontos, 414 ocorreram diante das câmeras.

Tanta exposição gera mais retorno com publicidade. AmBev, Itaú, Vivo, Unimed e Varig são parceiras do Nacional deste ano.

"A tendência é que mais empresas se interessem pelo torneio. Todos os times fazem o mesmo número de jogos, a tabela é cumprida, e a disputa fica mais emocionante. No ano que vem, o sistema não mudará e haverá menos times", disse Ricardo Guimarães, presidente do Atlético-MG.

O contrato do Clube dos 13 com a Globo dará às equipes integrantes da elite R$ 134 milhões.

O torneio já rendeu R$ 26 milhões em publicidade estática. "Há quatro anos, quando começamos a trabalhar o campeonato, a verba de publicidade estática foi de R$ 11 milhões", diz Holzzman.

Outro fator animador é o esperado aumento na venda de produtos licenciados. A empresa Pro Entertainment cuida do licenciamento de 17 times da Série A.

"Para nós, o sistema de pontos corridos facilita. Os clubes têm mais visibilidade. Esperamos neste ano faturar o dobro do que ganhamos em 2003, quando começamos a trabalhar com os clubes. Tínhamos no começo os grandes de São Paulo. Agora, são nove clubes exclusivos e outros oito na primeira divisão, além de toda a Série B", afirmou Hernan Garcia, diretor comercial da empresa.

Os clubes estão ganhando mais, em especial com a TV, mas a divisão do "bolo" continua não agradando a alguns times.

"O aumento de participação do pay-per-view gerou uma renda maior, mas a distribuição dela continua sendo malfeita. Cada clube deveria ganhar de acordo com a quantidade de pacotes vendidos para os seus jogos", disse Antonio Roque Citadini, vice-presidente de futebol corintiano.

Segundo ele, a verba arrecadada com esse sistema é dividida como a receita da TV aberta e a gerada pelas placas de publicidade. Os cinco times que recebem a maior fatia repartem 31% do total. Depois, sete clubes ficam com 33%, outros nove abocanham 20%, e 12% sobram para os três restantes e para pagamento de despesas.

O Corinthians forma o grupo dos que mais recebem com São Paulo, Palmeiras, Vasco e Flamengo. A equipe do Parque São Jorge será vigiada constantemente pelas câmeras. Nas 34 rodadas já definidas, todos os jogos do clube têm transmissão prevista.

No mesmo período, o São Caetano, por exemplo, poderá ser visto ao vivo em 16 transmissões. O campeão paulista fará sua primeira aparição na TV na quarta rodada, quando enfrenta o Flamengo, que também terá as suas 34 primeiras atuações transmitidas.

A Globo deve lançar inovações no Brasileiro, como mensagens de texto por celular (SMS). Torcedores poderão acompanhar gols nos celulares. Está em estudo a criação de um site do torneio. A emissora carioca pretende ainda fazer promoções interativas nos moldes das que foram feitas no programa "Big Brother Brasil".

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