Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2004 - 00h58

Tocha olímpica deverá passar pelo bondinho

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O bondinho que leva turistas ao topo do Pão de Açúcar, cartão-postal do Rio, terá uma passageira muito especial dia 13 de junho: a tocha olímpica, que pela primeira vez passará pela América do Sul.

De acordo com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, a subida ao Pão de Açúcar foi exigência do comitê organizador de Atenas-2004.

A tocha passará pelas mãos de 120 pessoas, entre elas as de Pelé, que vai abrir, e Ronaldo, que fechará o evento. Sua participação, que esteve ameaçada por conta de disputas entre os patrocinadores do evento e os do atleta, foi confirmada nesta quarta-feira em cerimônia de apresentação do roteiro da tocha.

A assessoria de comunicação de Ronaldo informou que ele ainda não havia confirmado sua presença por causa de compromissos no exterior previamente agendados. Mas o que o atrasou o anúncio foi a disputa de imagem entre a AmBev, patrocinadora do atleta, e a Coca-Cola, parceira da festa.

As pessoas que conduzirão a tocha (escolhidas pelos patrocinadores Coca-Cola e Samsung, pelo COB e pela prefeitura do Rio) têm trajetórias tão diferentes como o músico Marcelo Yuka, o skatista Bob Burnquist, a fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns, a modelo e apresentadora Daniella Cicarelli e a apresentadora Xuxa Meneghel.

Após a chegada, prevista para a manhã do dia 13 de junho (entre 6h e 7h), o fogo olímpico (numa lanterna especial, evitando que a chama se apague) irá para o Maracanã, onde a tocha, que também virá de Atenas, será acesa.

O primeiro condutor da tocha, Pelé, dará uma volta olímpica no campo para iniciar o percurso de 48 quilômetros, até o Aterro do Flamengo. Os outros pontos de referência do percurso serão o Sambódromo e a Cinelândia, por onde a tocha vai passar, mas sem parar o comboio.

Durante o revezamento haverá paradas técnicas no Palácio da Cidade e na Escola de Guerra Naval, na Urca, de onde ela segue para o Pão de Açúcar.

No Palácio da Cidade serão homenageados os descendentes do atirador Guilherme Paraense (primeiro brasileiro medalhista de ouro) e do saltador Adhemar Ferreira dos Silva (único brasileiro a se sagrar bicampeão olímpico), além da nadadora Maria Lenk, a primeira sul-americana a disputar uma Olimpíada, e da seleção campeã olímpica de vôlei em Barcelona-1992, que conquistou o primeiro ouro brasileiro num esporte coletivo.

O encerramento do revezamento será no Aterro do Flamengo, onde Ronaldo, com a tocha, acenderá uma pira olímpica. Em seguida, mais de 40 intérpretes da música brasileira (Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Gal Costa são alguns dos nomes já confirmados) farão um show num grande palco montado pela prefeitura.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página