Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2004 - 19h35

Alemanha pode superar o Brasil em vitórias na F-1 no GP da Espanha

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Michael Schumacher, da Ferrari, poderá fazer da Alemanha o segundo país mais vencedor da história da F-1 se ganhar o GP da Espanha, neste domingo, às 9h (de Brasília), no circuito de Montmeló, em Barcelona.

Além dele, a Alemanha pode alcançar a façanha com outros dois pilotos --Ralf Schumacher (Williams) e Nick Heidfeld (Jordan). No entanto é o ferrarista que tem as maiores possibilidades de vitória na Espanha.

Michael Schumacher vem com 100% de aproveitamento na temporada 2004. Ele ganhou as quatro primeiras etapas --GPs da Austrália, Malásia, Bahrein e San Marino-- e lidera o Mundial-2004 com 40 pontos.

Graças ao desempenho impressionante de seu mais famoso piloto, o país europeu se igualou nesta temporada ao Brasil em número de triunfos na categoria máxima do automobilismo mundial --86 vitórias.

O hexacampeão mundial é responsável por quase 90% das vitórias alemãs --74 (86,04%). Ralf Schumacher (6), Heinz-Harald Frentzen (3) e Wolfgang Von Trips (2) e Jochen Mass (1) foram os outros vencedores.

A história alemã na F-1 pode ser contada entre antes e depois de Schumacher. Até 1991, a Alemanha somava míseros três triunfos na categoria, com Von Trips (duas, em 1961) e com Mass (uma, em 1975).

No entanto, a partir de 1992, Michael Schumacher reescreveu a história da Alemanha na F-1 e pode fazer de seu país, neste domingo, o segundo maior vencedor, atrás apenas da Inglaterra (116).

As 86 vitórias brasileiras na F-1 foram conquistadas por cinco pilotos. Ayrton Senna é o maior vencedor (41). Nelson Piquet soma 23, Emerson Fittipaldi (14), Rubens Barrichello (sete) e José Carlos Pace (uma).

Especial
  • Leia mais notícias no especial do Mundial de F-1
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página