Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2004 - 21h14

Flamengo elimina o Ribeirão Preto do Nacional masculino de basquete

Publicidade

da Agência Folha

Tricampeão paulista, atual campeão brasileiro e um dos favoritos para faturar o bi, o COC/Ribeirão foi eliminado do Nacional masculino de basquete. A equipe perdeu neste domingo por 97 a 85 do Flamengo/Petrobras, que passou para as semifinais da competição.

O time do Rio de Janeiro fechou a série melhor de cinco jogos com três vitórias consecutivas, a primeira delas em Ribeirão Preto. O Flamengo vai enfrentar o vencedor de Universo/ Ajax (GO) e Uniara/Araraquara. A equipe de Goiás vence o mata-mata por 2 a 1.

A próxima partida será na sexta-feira, em Araraquara.

Na partida de hoje, disputada no ginásio do Tijuca, na capital fluminense, o Flamengo eliminou o Ribeirão vencendo apenas o segundo quarto por 36 a 17. "Foi um jogo equilibrado, mas, no segundo quarto, jogamos mal na defesa", disse o técnico Aluísio Ferreira, o Lula.

O Ribeirão venceu o primeiro quarto por 20 a 16 e o último por 24 a 21. O terceiro período terminou empatado em 24 pontos. A diferença obtida no segundo quarto deu ao Flamengo a possibilidade de administrar a vantagem. Embora chegasse a diminuí-la, o COC não chegou a encostar novamente no placar.

O excesso de faltas individuais também prejudicou o time. Nezinho, Paulo e Márcio foram eliminados da partida com cinco infrações cada um.

Nas estatísticas, a equipe fluminense também foi a mais eficiente. Acertou, por exemplo, 57% do total de arremessos. No Ribeirão, o índice de acertos foi de 47%.

Para Lula, os três duelos entre as duas equipes foram equilibrados. Na primeira, o Flamengo ganhou por 91 a 84. No segundo, uma nova vitória por 76 a 72. "O Flamengo é um time que ganhou personalidade durante o campeonato", disse Lula.

O desempenho do Ribeirão, que até o Nacional deste ano havia vencido 90% dos últimos 20 jogos de playoff disputados, caiu durante o campeonato. Na fase de classificação, o aproveitamento do time foi de 56,7%. No campanha do título do ano passado, o Ribeirão alcançou 68,75% de rendimento na fase inicial.

O técnico Lula acreditava que sua equipe ia acelerar na fase final devido ao retrospecto do time nos playoffs. Neste ano, o COC/Ribeirão também falhou na tentativa de obter o título sul-americano de equipes.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página