Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2004 - 16h59

Brasileiros tentam quarta vitória seguida nas 500 Milhas de Indianápolis

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Ofuscados pela crise que atinge a IRL, cinco brasileiros tentam neste domingo a quarta vitória consecutiva para o país nas 500 Milhas de Indianápolis. Bruno Junqueira, Hélio Castro Neves, Tony Kanaan, Felipe Giaffone e Vitor Meira alinham seus carros a partir das 13h, com TV (Bandeirantes e Sportv), atrás desta marca.

A maior demonstração da gravidade da crise foi o sufoco dos organizadores em conseguir 33 carros para o grid de largada da prova mais tradicional do automobilismo norte-americano.

Em anos anteriores, a quantidade de carros também já havia sido um problema em Indianápolis, mas de ordem inversa. Em 1984, por exemplo, 117 monopostos se inscreveram para preencher as 33 vagas. Em 2002, foram 89 carros.

Foram necessários os três dias de classificação e algum arranjos de última hora entre equipes e patrocinadores para que o grid fosse completado --desde 1928 Indianápolis não deixa de colocar pelo menos 30 monopostos na largada.

Para não fazer feio, os organizadores convocaram pilotos inexperientes e inexpressivos para fazer as vezes de tapa-buraco.

Para alcançar a vitória este ano, os brasileiros terão um desafio: provar que a posição de largada não vai interferir na classificação.

Acostumados com os holofotes nos últimos anos --largaram na pole nos GPs de 2002 e 2003 e venceram as três edições passadas--, nesta tarde eles terão que se contentar com papéis secundários.

Mas isso não assusta os brasileiros. Pelo contrário. Sem as atenções voltadas para eles, acreditam que podem surpreender.

O brasileiro mais bem colocado no grid deste ano é Junqueira, que disputa o campeonato da Champ Car e foi pole em 2002 --ele sai em quarto. As outras posições são: Kanaan em quinto lugar, Meira em sétimo, Castro Neves em oitavo, e Giaffone em 25º.

O pole position é o americano Buddy Rice, da Rahal-Letterman, que vai tentar quebrar um tabu: desde 1998 um piloto norte-americano não vence em Indianápolis --o sueco Kenny Brack ganhou em 1999 e o colombiano Juan Pablo Montoya foi o primeiro na corrida do ano seguinte.

Entre os países que mais tiveram vencedores em Indianápolis, o Brasil só perde para os donos da casa --tem cinco vitórias. O primeiro ganhador foi Emerson Fittipaldi, em 1989 e 1993. Castro Neves venceu em 2001 e 2002 e Gil de Ferran no ano passado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página