Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2004 - 19h55

São Paulo bate o Grêmio, assume a liderança e agora pensa no Once Caldas

Publicidade

da Folha Online

O São Paulo passou no teste contra o Grêmio: bateu os gaúchos, de virada, por 3 a 2, neste sábado, no Morumbi, assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro (18 pontos) e agora só pensa no confronto diante do Once Caldas (COL), na próxima quarta-feira, em Manizales, que irá definir o finalista da Taça Libertadores.

No jogo de ida pelas semifinais do torneio sul-americano, brasileiros e colombianos ficaram no 0 a 0, na última quarta, também no Morumbi, e o técnico são-paulino Cuca prometeu usar o jogo contra o Grêmio para preparar o time que irá à Colômbia.

Se contra os colombianos Cuca reclamou bastante da falta de produtividade do meio-de-campo (testou Souza, Danilo e Gabriel que não agradaram), neste sábado, ele não teve do que se queixar. O meia Marquinhos, preterido pelo treinador contra o Once Caldas, teve nova chance na equipe principal e, além de dar o passe para o atacante Luis Fabiano anotar o segundo gol do time, também deixou sua marca.

O Grêmio, que estreou o técnico José Luiz Plein no lugar de Adilson Batista, saiu na frente com o atacante Christian no primeiro tempo. No entanto, ainda na etapa inicial, os são-paulinos marcaram três gols, com o lateral-direito Cicinho, o atacante Luis Fabiano e o meia Marquinhos. Christian ainda marcou mais um no segundo tempo.

Em boa hora

"O gol veio em um momento importante na minha carreira. Optei para jogar porque confio no meu potencial", disse o meia Marquinhos, que ajudou o São Paulo a pôr fim à série de três jogos sem vitória pelo Nacional: contra o Paraná (empate por 2 a 2 no Morumbi), Cruzeiro (derrota por 2 a 1 no Mineirão) e Corinthians (empate por 1 a 1 no Morumbi).

Além de Marquinhos, Cuca modificou a equipe, colocando Fábio Santos na lateral esquerda e deslocando Gustavo Nery para atuar no meio. Luis Fabiano, poupado dos confrontos contra paranaenses, cruzeirenses e corintianos, também jogou. O técnico lembrou que, por causa da rodada das eliminatórias sul-americanas na semana passada, os jogadores tiveram tempo suficiente para treinar e descansar.

No entanto não foi bem isso o que aconteceu nos minutos iniciais com os jogadores são-paulinos. Depois de perder a corrida para o atacante Christian, o zagueiro Rodrigo cometeu falta no jogador gremista dentro da área. O juiz Wilson de Souza de Mendonça deu pênalti, que Christian bateu, abrindo o placar, aos 22min.

Logo após o gol, o zagueiro são-paulino Fabão foi substituído para a entrada do uruguaio Lugano. A troca ajudou a recompor o sistema defensivo. Com isso, Cicinho teve espaço para avançar e, depois de receber passe de Luis Fabiano, chutou cruzado aos 34min; a bola ainda bateu no defensor gremista e encobriu o goleiro Tavarelli: 1 a 1.

Depois do empate, o São Paulo melhorou e partiu para cima do rival, conseguindo virar o placar aos 37min. Marquinhos deixou Luis Fabiano na cara do gol, e o atacante tocou por debaixo das pernas do goleiro: 2 a 1.

A recompensa de Marquinhos veio aos 43min. Luis Fabiano foi enfileirando a defesa gremista, mas perdeu a bola, que sobrou para Marquinhos, que só teve o trabalho de escolher o canto esquerdo do goleiro para ampliar: 3 a 1.

No segundo tempo, o Grêmio diminuiu, novamente com Christian, aos 6min: 3 a 2. Mas o São Paulo só administrou o resultado e agora volta a jogar pelo Nacional no dia 20 de junho, contra o Paysandu, no Mangueirão, em Belém. Já o Grêmio, que permanece com dez pontos, encara o Coritiba, no dia 19.

Leia mais
  • Internacional goleia o Atlético-MG e alcança vice-liderança do Nacional
  • Botafogo fica no empate com o Paraná e continua sem vencer no Brasileiro
  • Fluminense e Guarani empatam em Volta Redonda (RJ)

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o São Paulo
  • Leia mais notícias no especial do Brasileiro-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página