Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2004 - 16h43

Once Caldas testa "inferioridade" colombiana na final da Libertadores

Publicidade

da Folha Online

Na noite desta quinta-feira, na cidade de Manizales (2.150 m acima do nível do mar), o Once Caldas (COL) vai tentar provar que o futebol colombiano não sofre de "complexo de inferioridade" contra seus rivais sul-americanos.

O time colombiano vai enfrentar o Boca Juniors, às 21h15 (horário de Brasília), na decisão da Taça Libertadores-2004. E chega entusiasmado. Afinal, além de ter eliminado pelo caminho equipes como Santos e São Paulo, segurou os argentinos na primeira partida da finalíssima --empate por 0 a 0.

No entanto pesa contra o Once Caldas o retrospecto de seu país em decisões da Libertadores: a Colômbia já teve oito representantes nas finais continentais, mas só venceu uma vez, com o Nacional de Medellín, em 1989 --o vice-campeão foi o paraguaio Olímpia. O aproveitamento é pífio: apenas 12,5%.

Em 1978, o Deportivo Cali perdeu o título para o Boca Juniors. Pior foi o América de Cali, que foi batido de 1985 a 87 por Argentinos Juniors (ARG), River Plate (ARG) e Peñarol (URU), respectivamente. Em 1995, o Grêmio (BRA) ganhou do Nacional de Medellin. No ano seguinte, o River Plate derrotou o América de Cali e, fechando a série, em 1999, o Palmeiras (BRA) passou pelo Deportivo Cali.

É contra esse retrospecto que os jogadores comandados por Luis Fernando Montoya entram em campo. "Os jogadores colombianos foram feitos para se sentir inferiores, mas vamos provar que somos tão competitivos quanto qualquer outra equipe. Temos capacidade de conseguir um resultado positivo e vencer a Libertadores", avisou Montoya.

O problema é que, do outro lado, está um "gigante" em termos de Libertadores: o Boca Juniors já conquistou o título em cinco oportunidades (1977, 1978, 2000, 2001 e 2003).

Para a partida desta quinta, a equipe argentina poderá contar com três jogadores, que estavam suspensos e não atuaram no primeiro jogo: os meio-campistas Alfredo Cascini e Fabián Vargas e o atacante Carlos Tevez.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o Once Caldas na Libertadores
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o Boca Juniors
  • Leia mais notícias no especial da Libertadores-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página